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Mantenha um estilo de vida saudável mesmo estando em casa

11-03-2021
16-03-2021

Há muitas maneiras de manter um estilo de vida saudável mesmo confinado em casa. Partilhamos 5 sugestões para promover a saúde em casa.

A sua saúde auditiva é fundamental para comunicar com eficácia. No entanto, é igualmente importante concentrar-se na sua saúde mental e física durante este período conturbado que vivemos.

Por essa razão, reunimos algumas dicas úteis sobre como manter um estilo de vida saudável durante o confinamento em casa.

5 sugestões para promover a saúde em casa

O que fazer em casa? Manter contacto com seus familiares e amigos, manter hábitos alimentares saudáveis, praticar alguma atividade física e não esquecer a saúde mental e o autocuidado.

 

1. Manter um horário regular e estabelecer objetivos diários

Quer esteja em teletrabalho ou em layoff em casa, ter um horário regular é fundamental para a sua saúde mental. Programe o despertador para a hora habitual, vista-se, tome um bom pequeno-almoço e leia o seu jornal de eleição online. Organize o resto do seu dia como se nada tivesse mudado, a não ser a necessidade de ficar em casa.

Para o ajudar a manter-se motivado, pode ainda estabelecer objetivos e/ou tarefas diários a cumprir. Fora do horário de trabalho, lembre-se que há muitas atividades para fazer na quarentena, como organizar armários, limpar e organizar a despensa ou a garagem, “destralhar” a casa, organizar livros, roupa, louças, por exemplo.

Embora possa ser tentador não estabelecer horários, manter uma rotina regular é fundamental para permanecer motivado, mas sobretudo para se sentir produtivo.

 

2. Criar um ambiente calmo e relaxante

Aproveite este confinamento em casa para criar um ambiente acolhedor e confortável em casa. Abra as janelas e as cortinas todas as manhãs para deixar entrar a luz natural e aproveitar os raios quentes do sol. Se tiver um jardim ou uma varanda, pode eventualmente preparar um recanto de leitura acolhedor ou direcionar a sua mesa de trabalho de forma a que possa usufruir do seu espaço exterior.

Ao fim da tarde, pode acender velas perfumadas ou colocar um óleo essencial preferido num difusor, de forma a tirar o máximo de partido dos benefícios da aromaterapia. Alfazema, camomila e erva-cidreira são apenas alguns dos aromas mais populares para aliviar a ansiedade e o stress.

 

3. Apostar em refeições nutricionalmente equilibradas

É essencial que no confinamento em casa tenha o cuidado de preparar refeições saudáveis e nutricionalmente equilibradas. Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras e faça por incluir alimentos pouco perecíveis, enlatados, congelados.

Opte por comprar fontes proteicas com alto valor nutricional (leguminosas, ovos, carne, peixe), frutas e legumes, sementes, cereais integrais, aveia, quinoa.

Evite comprar alimentos processados, que têm alto teor de gordura e açúcar e nenhum valor nutricional. Na confeção das refeições, substitua, por exemplo, o sal por ervas aromáticas, e evita consumir açúcar branco refinado.

 

4. Praticar atividade física

Há muitos exercícios que pode fazer no conforto da sua própria casa, se não conseguir sair para dar uma caminhada ou fazer a sua corrida matinal.

Se for um iniciante na prática de atividade física, certifique-se apenas que faz um treino moderado, de forma a evitar lesões.

 

5. Manter contacto com a família e amigos

Ainda que os contactos sociais estejam proibidos ou muito limitados, tire um bocadinho do seu dia para falar com os seus familiares ou amigos. Pode fazê-lo através de uma simples chamada ou criar o hábito de fazer uma videochamada. Utilize este tempo para fomentar laços mais fortes com familiares e amigos, algo essencial para o nosso bem-estar geral.