BLOG WIDEX
Desporto com aparelhos auditivos Widex

Dicas úteis para praticar desporto com aparelhos auditivos

Se costumava praticar desporto antes de ter aparelhos auditivos, não tem razão para não o fazer agora. É perfeitamente seguro praticar exercício físico enquanto utiliza os seus aparelhos – lembre-se apenas de algumas precauções e estará pronto para começar.

 

Utiliza aparelhos auditivos enquanto pratica desporto?

Se a resposta é não, talvez devesse pensar sobre o assunto antes de ir ao ginásio. Utilizá-los pode fazer toda a diferença durante as suas sessões de treino. Atualmente os aparelhos auditivos são suficientemente robustos para enfrentar o desafio do seu estilo de vida ativo – desde que cuide bem deles.

 Desporto com aparelhos auditivos

3 boas razões para começar a usar aparelhos auditivos enquanto faz desporto

1.  “Disse alguma coisa?” Se não consegue ouvir bem enquanto pratica desportos em equipa, não se surpreenda se não ganhar. Ser capaz de comunicar com a equipa é essencial para jogar bem. Coloque os seus aparelhos auditivos e fique atento à bola.

2.  Se está a fazer exercício sozinho, talvez a correr, sentir-se-á muito mais seguro se estiver a usar aparelhos auditivos. Tal como em qualquer outra situação, ouvir o que se passa ao seu redor é muito importante.

3.  Para muitos, a música é um fator motivacional para fazer exercício. Hoje em dia, os melhores aparelhos auditivos são fáceis de ligar ao telemóvel. Com os seus aparelhos auditivos pode ouvir as suas músicas favoritas enquanto pratica desporto.

 

Como protejo os meus aparelhos auditivos enquanto pratico exercício?

O desafio nº1 para os aparelhos auditivos é a humidade – geralmente vinda do suor. Os aparelhos Retroauriculares (BTE) são particularmente vulneráveis quando há risco de a humidade atingir o circuito.

Mas não se preocupe, pode recorrer a diferentes acessórios que previnem a entrada do suor nos aparelhos auditivos. Por que não colocar uma fita no cabelo ou usar uma bolsa resistente ao suor para os aparelhos auditivos? São ambas fáceis de usar e impedem a entrada de humidade.
Desporto com aparelhos auditivos

Se pratica desportos mais agressivos, como rugby ou basquetebol, até mesmo os melhores aparelhos auditivos podem soltar-se e cair. Para evitar danos causados por uma queda, pode usar um clip para prender os aparelhos auditivos à sua roupa.

Sara Batinovich, a autora de Sound Sense: Living and Learning with Hearing Loss, recomenda ter em consideração as roupas que usa. Sweatshirts com capuz, segundo diz, podem influenciar o modo como os seus aparelhos são colocados, tal como capacetes de bicicleta e até mesmo bonés. Pense em usá-los de forma a que não perturbem os seus aparelhos e desfrute de uma experiência mais confortável.

Desporto com aparelhos auditivos

O que posso fazer para proteger os meus aparelhos auditivos depois de fazer exercício?

Depois de um dia de exercício físico, o que mais deseja é estar limpo, pois o mesmo se passa com os seus aparelhos auditivos. Use o seu kit de limpeza, remova cuidadosamente a cera e os resíduos com um cotonete e a humidade com uma bomba de limpeza.

Pode também investir num desumidificador para aparelhos auditivos.  Este dispositivo permite armazenar os seus aparelhos durante a noite, ao mesmo tempo que remove a humidade de forma segura. Alguns desumidificadores fornecem também proteção contra bactérias.

Limpar os aparelhos auditivos após o exercício físico prolonga a vida e a qualidade de som dos mesmos, por isso, cuide dos seus aparelhos antes e após cada atividade física.