1. Quanto tempo demora a cirurgia?
A cirurgia de implante coclear demora, em média, cerca de 3 horas.
2. Quais são os riscos da cirurgia?
As técnicas cirúrgicas, tal como os modelos de implante, foram evoluindo ao longo dos anos. Neste momento o maior risco é poder afetar a função do nervo facial, de qualquer forma, a cirurgia de implante coclear é sempre realizada com monitorização do facial.
3. Quanto tempo tenho de ficar internado?
O período de internamento para cirurgia de implante coclear é de 1-3 dias. Este período vai ser decidido pelo médico de acordo com a sua evolução clínica
4. Quando é que começo a ouvir?
A ativação do implante é realizada 4 semanas após a cirurgia. Nesse dia vai começar imediatamente a ouvir, mas o som que vai experienciar é confuso, com muita distorção e pouca qualidade. O 1º mês de estimulação vai servir para aumentarmos o “volume” da sua audição, só a partir do 2º mês de utilização é que vai começar a ter alguma noção da fala. Este processo é 1 misto de programação do implante e de tempo de uso/estimulação da sua parte. Quanto mais horas usar o processador durante o dia, mais rapidamente ultrapassa esta fase.
5. E será que vai resultar?
Caso tenha uma hipoacusia neurossensorial de grau severo/profundo sem discriminação (descrição do caso clínico do paciente), o implante é a única forma de reabilitar o seu ouvido. No dia da cirurgia são realizados testes electrofisiológicos intraoperatórios, para averiguar a integridade do implante depois de colocado, e a resposta do seu nervo auditivo em cada um dos 22 eléctrodos. Desta forma, no dia da ativação, já há 1 perspetiva da evolução da sua performance auditiva.
6. O uso de implante coclear vai implicar mudanças na minha rotina diária?
Em relação ao processador, tem de ter cuidado com a sua exposição a água, excepto se usar o acessório Aqua+, nesse caso a recomendação anterior deixa de ser válida. Sem o processador colocado faz a sua rotina normal, pode tomar banho (mar, piscina, qualquer tipo de água), ir ao cabeleireiro, fazer desporto….
7. Quanto é que este processo me vai custar?
Depende do seu subsistema de saúde. Atualmente, a maioria dos sub-sistemas de saúde estão a assegurar a comparticipação para este tipo de cirurgia, comparticipando geralmente entre 80% a 100% dos custos da cirurgia. Contudo, dado as especificidades de cada acordo, recomenda-se que seja solicitado um orçamento prévio no hospital onde se realizar a cirurgia.
8. Quanto tempo dura o meu implante?
O implante colocado cirurgicamente não se volta a trocar, a não ser que haja algum dano causado por impacto externo, ou por indicação clínica. O seu processador tem uma garantia de 3 anos, sendo que a durabilidade média de um processador cuidado de acordo com as recomendações da marca é de 7 anos.
9. Então se quiser trocar o processador tenho que ser operado outra vez?
Não. Se pretender trocar o seu processador, seja por necessidade/avaria ou por querer utilizar um modelo mais recente com melhor performance auditiva/melhores especificações técnicas, apenas tem de trocar o processador externo, que será actualizado e programado para o seu implante interno.
10. Acha que com a minha idade (idosos) vale a pena fazer a cirurgia?
A cirurgia de implante coclear é a única solução para a Reabilitação do seu ouvido. Temos pacientes implantados com 81 e 82 anos. Tendo indicação audiológica/médica, o único factor que pode determinar a sua elegibilidade ou não para cirurgia, é a consulta de anestesia.
11. Posso fazer exames de imagiologia?
Dependendo do modelo do implante, poderá realizar RMN até 3T. Contudo, se tiver que realizar RMN, deverá certificar-se com o seu médico especialista ORL, ou com o seu Audiologista da Equipa de Implantes se efectivamente o seu implante é compatível com RMN. Todos os outros exames pode realizar sem qualquer restrição (TAC, RX, Ecografia…).
12. Quanto tempo duram as pilhas/baterias?
A durabilidade diária das pilhas/baterias vai depender da programação necessária para o seu ouvido especificamente. Se utilizar acessórios wireless, esta durabilidade será menor, muitas vezes metade.
13. Posso andar de avião?
Pode. Dentro do avião pode utilizar o seu implante sem qualquer restrição. No controlo de segurança do Aeroporto, coloca o(s) seu(s) processador(es) no tapete do RX, apresenta o cartão do seu implante ao segurança, e cumpre as instruções indicadas.
14. Posso dormir com o implante?
Por rotina, os pacientes implantados retiram o processador antes de dormir. No entanto, se quiser usar o processador enquanto dorme, pode fazê-lo, não há qualquer sobrestimulação da cóclea, vai utilizar mais pilhas/baterias.
15. Vou conseguir falar ao telefone?
Vai conseguir falar ao telefone, dependendo da sua discriminação com voz viva.
• Se usar um telemóvel compatível 1, consegue fazer streaming directo para o seu processador Nucleus 7 ou Kanso 2, além de poder usar a Nucleus Smart App para comandar/personalizar o seu processador.
• Se usar um telemóvel de um modelo não compatível, consegue fazer streaming para o seu processador, através do acessório wireless Phoneclip
https://www.cochlear.com/apps/en/sound-processor-and-app/compatibility