Falar ao telefone quando se tem perda auditiva nem sempre se revela tarefa fácil. Partilhamos aqui algumas dicas que irão melhorar a qualidade das suas chamadas telefónicas.
Evitar ruídos de fundo
Esta é uma regra geral para a maioria das chamadas telefónicas, mas é particularmente importante para quem tem perda auditiva.
Evite fazer chamadas telefónicas no carro ou ao caminhar na rua com muito ruído de fundo. Atualmente, os aparelhos auditivos mais sofisticados têm tecnologia que consegue minimizar o impacto do vento na audição. Caso o seu modelo de aparelho auditivo não disponha desta funcionalidade, evite chamadas em ambientes ventosos.
Em suma, quer tenha dificuldades auditivas ou o destinatário do seu telefonema, certifique-se que tem em conta o ambiente que o rodeia antes de fazer a chamada telefónica.
Não há nada de errado em repetir várias vezes a mesma frase
As pessoas com perda auditiva sabem em primeira mão como pode ser frustrante ter de dizer: "O quê?" ao longo das chamadas telefónicas. Muitas palavras passam despercebidas a alguém que sofre de perda auditiva e dificultam uma comunicação via telefone.
Se sofre de perda auditiva, não se sinta mal por admitir que não está a conseguir ouvir corretamente o seu interlocutor. A honestidade é fundamental para não tornar ainda mais difícil a situação. Quer necessite que a pessoa fale mais alto ou que se desloque para um lugar mais silencioso, não hesite em pedir. Na maior parte das vezes, a pessoa irá responder afirmativamente ao seu pedido e a comunicação torna-se mais fácil.
Tire partido da tecnologia
Atualmente a maioria dos aparelhos auditivos disponíveis do mercado têm tecnologia Bluetooth que permite ouvir diretamente as chamadas nos mesmos. Analise todas as opções disponíveis no mercado antes de tomar a decisão sobre quais os aparelhos auditivos com conectividade Bluetooth ou outros acessórios que melhor se adaptam ao seu grau de perda auditiva e necessidades.
Para as pessoas com perda auditiva uma boa opção pode ser fazer uma videochamada. Desta forma adicionamos ao som, a possibilidade de ler os lábios.
A perda auditiva pode levar as pessoas a isolarem-se e a evitar falar. Quando está a ajudar alguém a sentir-se mais ligado ao mundo à sua volta, está a fazer uma enorme diferença na vida e na saúde mental dessa pessoa.