Fazer um
teste auditivo pode não estar na sua lista de prioridades, mas mesmo que apenas tenha sintomas ligeiros, não os ignore. Chegou a altura de fazer um teste à sua audição! Aqui estão cinco boas razões para o fazer.
1. A Perda Auditiva afeta todos os aspetos da sua vida
Os nossos cinco sentidos mantêm-nos ligados ao mundo que nos rodeia - ajudam-nos a estabelecer relações e a gerar perceções do mundo. Por isso, a perspetiva de perder um destes sentidos é uma experiência assustadora e muitas vezes isoladora.Se sofre de perda auditiva, pode achar que a vida se tornou um pouco menos agradável. As suas relações com os que lhe são próximos podem ser afetadas, pode ter dificuldade em desfrutar de situações sociais e ir à praia não é a mesma coisa se não conseguir ouvir as ondas a bater na costa.
Todos os aspetos da sua vida são diferentes com uma perda auditiva.
A boa notícia é que tem solução! Sabia que 94% dos utilizadores de
aparelhos auditivos acreditam que o seu aparelho auditivo melhorou substancialmente a sua qualidade de vida?
2. A Perda Auditiva pode afetar a sua saúde em geral e bem-estar
Se tiver perda auditiva, o seu cérebro precisa de concentrar mais energia na simples tarefa de ouvir. As conversas do
dia a dia tornam-se mais cansativas porque o seu cérebro trabalha mais para tentar decifrar o que está a ser dito. Isto pode deixá-lo a si e ao seu cérebro exaustos
e pode afetar a sua capacidade de recordar pormenores.
A perda auditiva não tratada está associada a um
maior risco de desenvolver demência - um estudo mostrou que o risco de desenvolver demência é até cinco vezes maior em pessoas com perda auditiva severa não tratada.
A perda auditiva não tratada
pode até levar à depressão, e é mais provável que venha a depender, precocemente, de outras pessoas nas suas atividades diárias.
3. Pode nem ter consciência de que tem um problema
Em média, uma pessoa demora 7 anos a dar o passo para resolver o seu problema auditivo.
A perda auditiva é, normalmente,
um processo lento, pelo que pode nem se aperceber que está a acontecer. Ou talvez esteja a negar a extensão da sua perda auditiva. Muitas vezes, são a família ou os amigos que primeiro oincentivam a procurar ajuda. Independentemente da severidade da sua perda auditiva,
fazer um teste de audição pode dar-lhe respostas definitivas e paz de espírito. E pode iniciar a sua viagem de regresso a uma audição mais normal.
4. Quanto mais depressa detetar um problema auditivo, mais fácil será tratá-lo
Quanto mais cedo for detetada a perda auditiva, mais cedo poderá voltar a desfrutar de uma
melhor qualidade de vida. Um inquérito a
utilizadores de aparelhos auditivos revelou que 71% dos utilizadores acreditam que deveriam ter adquirido os seus aparelhos auditivos mais cedo, porque a utilização melhorou a sua vida social, saúde mental e emocional e desempenho no trabalho.
5. A Perda Auditiva é surpreendentemente comum
Cerca de
466 milhões de pessoas em todo o mundo têm uma perda auditiva incapacitante. A Organização Mundial de Saúde estima que, até 2050, mais de 900 milhões de pessoas sofrerão de perda de audição.
A perda de audição
pode ser causada por uma variedade de fatores - pode fazer parte do processo normal do envelhecimento ou causada por exposição a elevados níveis de ruído durante um longo período. Algumas pessoas também já nascem com uma perda de audição.
Seja qual for a causa, existe solução. Comece por fazer um
teste de audição online e, ao mínimo sinal de alteração na sua audição,
marque uma consulta de audiologia na sua área de residência.