A partir dos 50 anos, ou assim que sentir algum sinal de perda de audição, é recomendável que
agende uma consulta de avaliação auditiva. Este passo é importante para identificar precocemente possíveis alterações no seu sistema auditivo. Tenha em mente que, ao contrário do declínio da visão, a perda auditiva pode não ser percetível de imediato.
Primeira consulta de avaliação auditiva: guia passo a passo
Caso tenha alguma dúvida ou receio sobre o que acontece antes e após um exame auditivo, vamos dar-lhe o passo a passo para que se possa preparar para a sua consulta de avaliação auditiva.
Passo 1: antes da consulta
Antes do seu exame auditivo,
converse com os seus familiares e amigos e pergunte se estes notam alguma dificuldade de comunicação consigo. Pode perguntar-lhes, por exemplo, se acham que pede muitas vezes para repetir.
Reflita sobre se tem maior dificuldade em ouvir em determinados ambientes (por exemplo num restaurante ou ao telefone). Registe todas as questões ou dúvidas que tenha sobre a sua audição, para que não se esqueça de as fazer em consulta.
A recolha desta informação será útil para transmitir ao audiologista, na sua consulta.
Passo 2: faça-se acompanhar de um amigo ou familiar
É importante que se faça acompanhar de um familiar ou amigo próximo, uma vez que esta pessoa pode ajudar a identificar situações específicas nas quais a sua perda auditiva é mais percetível.
O audiologista pode inclusive realizar um
teste auditivo usando a voz familiar de quem o acompanha. É muito mais fácil ignorar que tem um problema auditivo se não tiver outra pessoa para lhe dar uma perspetiva adicional.
Passo 3: a consulta
A primeira parte da consulta de avaliação auditiva tem por objetivo conhecer o seu historial clínico, estilo de vida e possíveis dificuldades auditivas já identificadas. Este é o momento para
partilhar as informações recolhidas no passo 1.
Seja honesto! Quanto mais completa for esta recolha de informação, maior será a capacidade de o audiologista ir ao