Existem dois tipos principais de Aparelhos Auditivos: atrás do ouvido (BTE) e auriculares (ITE). Os primeiros são designados por Aparelho Auditivo retro auricular, os segundos por Aparelho Auditivo intra-auricular.
Cada Aparelho Auditivo está equipado com diferentes tecnologias – pelo que paga pelo nível de tecnologia e não propriamente pelos tipos de Aparelhos Auditivos.
Tipos de Aparelhos Auditivos: o que precisa de saber
Aparelho Auditivo retro auricular (BTE)
O mecanismo principal do Aparelho Auditivo BTE (behind-the-ear) está situado atrás da orelha. Há um fio fino que transmite o som para o recetor, que amplifica os sons de modo a que os consiga ouvir.
Existem duas opções para a localização do recetor:
- Recetor no canal auditivo (RIC): com este modelo, a caixa é colocada atrás da orelha e o recetor ou altifalante fica diretamente em contacto com o ouvido. Isto mantém a energia enquanto reduz o tamanho;
- Recetor auricular (RITE): muito parecido com o RIC, porém o recetor não é colocado tão profundamente no canal.
Aparelho Auditivo intra-auricular (ITE)
Nos Aparelhos Auditivos ITE (In-the-ear), todos os componentes eletrónicos estão completamente contidos numa caixa que se encaixa diretamente no ouvido. O tamanho do ITE depende do grau da perda auditiva e do formato dos canais auditivos do utilizador.
Existem três tipos de Aparelhos Auditivos ITE:
- No canal (ITC): este modelo encaixa no canal auditivo, sendo que, geralmente, a parte visível do Aparelho Auditivo é menor.
- Completamente no canal (CIC): os CIC são muito pequenos e colocam-se profundamente no canal auditivo e, portanto, são quase invisíveis.
- Invisível no canal (IIC): são colocados profundamente no canal auditivo e, como o nome indica, não são visíveis no ouvido do utilizador.
A gravidade da perda auditiva e o tamanho do seu canal auditivo podem ditar qual é o Aparelho Auditivo mais adequado para si, mas, na maioria dos casos, pode escolher qual se adapta melhor ao seu estilo de vida.
Na Widex, depois de um audiologista especializado determinar o grau da sua perda auditiva e perceber quais as caraterísticas do seu estilo de vida, aconselhá-lo-á sobre o melhor tipo de Aparelho Auditivo para o seu caso.
Importa, contudo, frisar que quanto mais avançada for a tecnologia do seu Aparelho Auditivo, melhor para si e para a sua qualidade de vida. Atualmente, a Widex tem ao dispor Aparelhos que fazem uso de inteligência artificial, permitindo adaptar-se automaticamente a diferentes ambientes sonoros. O Widex Moment é um desses Aparelhos de topo.
Marque uma consulta na Widex e perceba porque é que somos líderes em saúde auditiva!