BLOG WIDEX

Os diferentes tipos de Aparelhos Auditivos

25-02-2021
16-03-2021

Existem dois tipos principais de aparelhos auditivos: atrás do ouvido (BTE) e auriculares (ITE). Os primeiros são designados por aparelho auditivo retro auricular, os segundos por aparelho auditivo intra-auricular.

Cada aparelho auditivo está equipado com diferentes tecnologias –  pelo que paga pelo nível de tecnologia e não propriamente pelos tipos de aparelhos auditivos.


Tipos de aparelhos auditivos: o que precisa de saber

Aparelho auditivo retro auricular (BTE)

O mecanismo principal do aparelho auditivo BTE (behind-the-ear) está situado atrás da orelha. Há um fio fino que transmite o som para o recetor, que amplifica os sons de modo a que os consiga ouvir.

Existem duas opções para a localização do recetor:

  1. Recetor no canal auditivo (RIC): com este modelo, a caixa é colocada atrás da orelha e o recetor ou altifalante fica diretamente em contacto com o ouvido. Isto mantém a energia enquanto reduz o tamanho;
  2. Recetor auricular (RITE): muito parecido com o RIC, porém o recetor não é colocado tão profundamente no canal.

 

Aparelho auditivo intra-auricular (ITE)

Nos aparelhos auditivos ITE (In-the-ear), todos os componentes eletrónicos estão completamente contidos numa caixa que se encaixa diretamente no ouvido. O tamanho do ITE depende do grau da perda auditiva e do formato dos canais auditivos do utilizador.

Existem três tipos de aparelhos auditivos ITE:

  1. No canal (ITC):  este modelo encaixa no canal auditivo, sendo que, geralmente, a parte visível do aparelho auditivo é menor.
  2. Completamente no canal (CIC): os CIC são muito pequenos e colocam-se profundamente no canal auditivo e, portanto, são quase invisíveis.
  3. Invisível no canal (IIC): são colocados profundamente no canal auditivo e, como o nome indica, não são visíveis no ouvido do utilizador.

A gravidade da perda auditiva e o tamanho do seu canal auditivo podem ditar qual é o aparelho auditivo mais adequado para si, mas, na maioria dos casos, pode escolher qual se adapta melhor ao seu estilo de vida.

Na Widex, depois de um audiologista especializado determinar o grau da sua perda auditiva e perceber quais as caraterísticas do seu estilo de vida, aconselhá-lo-á sobre o melhor tipo de aparelho auditivo para o seu caso.

Importa, contudo, frisar que quanto mais avançada for a tecnologia do seu aparelho auditivo, melhor para si e para a sua qualidade de vida. Atualmente, a Widex tem ao dispor aparelhos que fazem uso de inteligência artificial, permitindo adaptar-se automaticamente a diferentes ambientes sonoros. O Widex Moment é um desses aparelhos de topo.

Marque uma consulta na Widex e perceba porque é que somos líderes em saúde auditiva!