Esta questão, à partida, pode parecer muito simples: pode ouvir ou não. Mas não podemos reduzir uma questão tão sensível da nossa saúde a um sim ou a um não. Existem vários tipos, graus e até “formas” diferentes de perda auditiva, para cada um é necessária uma atenção especial.
Trabalhar com um profissional de saúde auditiva para determinar a natureza e o grau da sua perda de audição é fundamental para garantir a correta identificação do tipo aparelho auditivo que melhor se adequa ao seu tipo de perda auditiva.
Existem várias formas ou tipos diferentes de perda auditiva
Perda auditiva progressiva e repentina
A perda auditiva progressiva desenvolve-se e piora com o tempo, enquanto a perda auditiva súbita(repentina) ocorre rapidamente, geralmente após a exposição a um ruído alto.Consulte imediatamente um Médico Otorrinolaringologista se sofrer uma perda auditiva repentina.
Perda auditiva estável vs. Perda auditiva flutuante
Uma perda auditiva estável não melhora nem piora com o tempo, enquanto a perda auditiva flutuante pode apresentar pequenas melhoras temporárias.
Perda auditiva bilateral vs. unilateral
A perda auditiva bilateral afeta ambos os ouvidos, enquanto que a perda auditiva unilateral envolve apenas um dos seus ouvidos.
Perda auditiva simétrica vs. Assimétrica
Perda auditiva simétrica significa que tem o mesmo tipo e grau de perda em ambos os ouvidos. Enquanto que uma perda auditiva assimétrica significa que o tipo e o grau da perda são diferentes em cada um dos seus ouvidos.
Para determinar o grau ou severidade da sua perda auditiva, o audiologista responsável por avaliar a sua saúde auditiva fará um exame completo e um teste de audição. Os resultados deste teste não invasivo serão registados num audiograma e indicarão o grau de perda auditiva.
A audição é geralmente classificada em cinco graus: Normal, Perda Ligeira, Perda Moderada, Perda Severa ou Perda Profunda.
Consulte um audiologista o quanto antes para cuidar da sua saúde auditiva atempadamente e evitar situações irreversíveis.