BLOG WIDEX
Widex Way - Acreditamos que todos podem voltar a ouvir

Identifique o seu tipo de perda auditiva

31-12-2020
07-10-2021

Saber o tipo de perda auditiva que possui é o primeiro passo para poder encontrar uma solução que melhore o seu dia-a-dia. Saiba mais sobre perda auditiva.

Identificar o tipo de perda auditiva para encontrar o tratamento correto

Esta questão, à partida, pode parecer muito simples: pode ouvir ou não. Mas não podemos reduzir uma questão tão sensível da nossa saúde a um sim ou a um não. Existem vários tipos, graus e até “formas” diferentes de perda auditiva, para cada um é necessária uma atenção especial.

Trabalhar com um profissional de saúde auditiva para determinar a natureza e o grau da sua perda de audição é fundamental para garantir a correta identificação do tipo aparelho auditivo que melhor se adequa ao seu tipo de perda auditiva.

Existem várias formas ou tipos diferentes de perda auditiva:

Perda auditiva progressiva e repentina:

A perda auditiva progressiva desenvolve-se e piora com o tempo, enquanto a perda auditiva súbita(repentina) ocorre rapidamente, geralmente após a exposição a um ruído alto.

Consulte imediatamente um Médico Otorrinolaringologista se sofrer uma perda auditiva repentina.

 

Perda auditiva estável vs. Perda auditiva flutuante:

Uma perda auditiva estável não melhora nem piora com o tempo, enquanto a perda auditiva flutuante pode apresentar pequenas melhoras temporárias.

 

Perda auditiva bilateral vs. unilateral:

A perda auditiva bilateral afeta ambos os ouvidos, enquanto que a perda auditiva unilateral envolve apenas um dos seus ouvidos.

 

Perda auditiva simétrica vs. Assimétrica:

Perda auditiva simétrica significa que tem o mesmo tipo e grau de perda em ambos os ouvidos. Enquanto que uma perda auditiva assimétrica significa que o tipo e o grau da perda são diferentes em cada um dos seus ouvidos.

Para determinar o grau ou severidade da sua perda auditiva, o audiologista responsável por avaliar a sua saúde auditiva fará um exame completo e um teste de audição. Os resultados deste teste não invasivo serão registados num audiograma e indicarão o grau de perda auditiva.

A audição é geralmente classificada em cinco graus: Normal, Perda Ligeira, Perda Moderada, Perda Severa ou Perda Profunda.

Consulte um audiologista o quanto antes para cuidar da sua saúde auditiva atempadamente e evitar situações irreversíveis.