BLOG WIDEX

Como comunicar eficazmente com pessoas que sofrem de dificuldades auditivas, usando máscara facial?

03-02-2021
18-02-2021

Para quem convive com pessoas que sofrem de dificuldades auditivas, o uso de máscara de proteção facial pode criar problemas de comunicação e dificultar seriamente a sua eficácia. Além da máscara, ainda é necessário lidar com as regras de distanciamento social recomendadas pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus.

Este cenário pode, sem dúvida alguma, contribuir para aumentar os níveis de ansiedade e sentimentos de isolamento das pessoas com dificuldades auditivas.

Para o ajudar a lidar com estes desafios de comunicação, partilhamos algumas estratégias que podem tornar estes tempos difíceis um pouco mais suportáveis.

Desafios de comunicação para quem usa máscara de proteção facial

O seu familiar ou amigo depende da leitura labial para comunicar? Ou da sua combinação com outras formas de comunicação não-verbais (linguagem gestual, tom de voz e expressões faciais)?

Embora as máscaras de proteção facial abafem a voz e obstruam algumas das nossas expressões faciais, existem algumas soluções simples que pode implementar para comunicar eficazmente com os amigos e familiares que sofrem de perda auditiva.

 

5 dicas úteis para comunicar eficazmente de máscara com familiares ou amigos que sofrem de perda auditiva

  1. Use dicas visuais: um simples aceno pode ajudar a informar a pessoa de que está a tentar obter a sua atenção ou falar com ela;
  2. Projete a voz: embora não seja de todo aconselhável gritar, poderá ter de falar um pouco mais alto do que o habitual. É também uma boa ideia enunciar claramente cada palavra e falar apenas um pouco mais devagar;
  3. Faça gestos simples com as mãos: muitos gestos são autoexplicativos e podem ser úteis na comunicação. Não precisa sequer de ser fluente em linguagem gestual, pois gestos tão simples como um polegar para cima pode facilmente demonstrar satisfação ou uma resposta afirmativa a uma questão;
  4. Quando necessário, escreva: se possível ou se o ambiente e o contexto o permitirem, pode escrever o que está a tentar dizer, quer seja em papel ou no seu smartphone.
  5. Reformule se não for compreendido: é natural que sinta a necessidade de repetir palavra por palavra se não for compreendido da primeira vez. Contudo, tente pensar numa maneira diferente de formular a sua declaração ou pergunta para que a mensagem seja recebida.

 

3 dicas úteis para comunicar eficazmente de máscara se sofre de perda auditiva

É importante não esquecer que a comunicação é uma via de dois sentidos e, se sofre de perda auditiva pode ajudar a outra pessoa com quem deseja falar a entendê-lo melhor.

  1. Não tenha medo de falar alto: dar a entender aos outros que sofre de perda auditiva torná-los-á conscientes da sua situação. Também não há problema em pedir-lhes que repitam o que disseram para obter alguns esclarecimentos, se for necessário;                                                                                                                                                                                                                  
  2.  Use uma máscara ou cartão que identifique a sua perda auditiva: em alguns casos pode ser muito útil demonstrar que sofre de perda auditiva. Se não quiser usar essa indicação na máscara, pode sempre apresentar um cartão que mencione a sua condição;                                                                                                                                                                                   
  3. Gesticule com as mãos, se necessário: uma forma simples de informar educadamente o seu interlocutor que não consegue ouvir é dar a entender com pequenos gestos que tem perda auditiva.

Conclusão

Devido à situação de pandemia que o mundo atravessa, a melhor forma de nos apoiarmos mutuamente é através da paciência, tolerância e compaixão. Se ada um fizer a sai parte, será mais fácil lidar com este período conturbado e com todos os desafios que lhes estão inerentes.

Lembre-se que, em tempo de pandemia, algumas das medidas de prevenção no combate à propagação do vírus, como o uso de máscara ou o distanciamento social, são desafios que afetam todos, sobretudo quem tem dificuldades auditivas.