BLOG WIDEX

Como ajudar um familiar com perda auditiva

31-12-2020
21-01-2021

O seu familiar sofre de perda auditiva? É importante estar perto e dar-lhe todo o apoio que necessita. Saiba como ajudar alguém com perda auditiva.

Ajudar o seu familiar com perda auditiva é fundamental.

Lidar com a perda auditiva de alguém que nos é próximo, pode ser desafiante. Mantenha um contacto próximo e constante, e promova uma relação saudável ao longo do processo.

É importante promover e manter uma relação saudável com o seu familiar em caso de perda auditiva, sobretudo durante épocas complexas, tais como durante um confinamento.

Mesmo que a vida como a conhecemos tenha mudado momentaneamente, é necessário continuar presente na vida dos que nos são próximos, durante estes tempos difíceis. 


Procurar a ajuda de um audiologista

Recorrer aos serviços de especialistas em audição é o primeiro passo para uma melhor saúde auditiva.

Se o familiar está a dar os primeiros passos para melhorar a audição, tente compreender que este pode ser um momento delicado e um pouco assustador.

Para além de agendar uma avaliação auditiva, é importante acompanhar o seu familiar à consulta. Dessa forma, pode ajudar na comunicação e interação com o audiologista e colocar todas as questões necessárias ao especialista.

Desfrutar da companhia e passar bons momentos juntos

Para que o seu familiar não se sinta só neste processo e valorize a importância de uma boa comunicação, aproveite para programar atividades que ambos gostem de fazer. Pode ser tão simples quanto cozinhar uma nova receita em conjunto ou assistir ao vosso filme favorito

Desfrutar de momentos de lazer em conjunto irá contribuir para um ambiente mais relaxado e uma melhor aceitação deste novo desafio que é a Reabilitação Auditiva.

Mantenha-se positivo e continue a comunicar abertamente

Mantenha uma atitude positiva e sentido de humor de forma a incentivar o seu familiar, durante todo o processo. 

Conversem abertamente sobre os desafios e receios relativamente a este processo e partilhem com o audiologista as vossas preocupações.

O audiologista irá certamente ajudar-vos partilhando algumas técnicas e exercícios que serão fundamentais na fase inicial de adaptação.