BLOG WIDEX

6 erros comuns de novos utilizadores de aparelhos auditivos

10-04-2021
19-09-2021

Se começou a usar aparelhos auditivos recentemente, então saiba que é necessário algum tempo para se habituar aos mesmos.

Quer seja para prolongar a vida útil dos aparelhos auditivos, quer seja para se adaptar melhor aos mesmos e permanecer comprometido com estes, evite estes erros (que são, aliás, muito comuns entre os novos utilizadores de aparelhos auditivos).

Começou a usar aparelhos auditivos? Evite cometer estes erros

1. Usar os aparelhos auditivos em demasia ou não usá-los de todo

A exposição a novos sons pode ser avassaladora, por isso não tenha medo de retirar os aparelhos auditivos durante alguns períodos do dia, para fazer uma pausa.

Em contrapartida, quanto mais os usar durante as semanas iniciais, mais rápido se adaptará aos novos sons.

Procure usar os aparelhos auditivos durante pelo menos 4 horas por dia. Com alguma resiliência dará por si a usá-los sem dar por eles.

Não caia, por isso, na tentação de os colocar numa gaveta e desistir de os usar. Persista e lembre-se que o objetivo de usar aparelhos auditivos é o de ultrapassar as suas dificuldades auditivas e, por conseguinte, melhorar a sua qualidade de vida.

 

2. Usar os aparelhos no banho

É importante também estar esclarecido sobre quando usar o aparelho auditivo. Por exemplo, apesar dos aparelhos auditivos modernos serem resistentes à água, não se recomenda que tome banho, duche ou nade com os mesmos.

Humidade e dispositivos eletrónicos complexos não têm uma boa relação, pelo que deve retirá-los antes de tomar banho para prolongar a vida útil de seus aparelhos auditivos.

Certifique-se de que os mantém cobertos e fora da casa de banho para evitar danos provocados pela humidade produzida neste ambiente.

 

3. Brincar com o volume

Evite brincar com o volume dos aparelhos auditivos enquanto se acostuma a estes dispositivos.

Lembre-se que mesmo quem não tem dificuldades auditivas não ouve claramente os sons de frequência muito baixa ou distantes, portanto, não há necessidade de tentar ajustar o volume dos aparelhos de forma a captar esses sons.

 

4. Deixar de ser acompanhado pelo audiologista

Mesmo depois de começar a usar aparelhos auditivos é fundamental que não falte às consultas de acompanhamento com o seu audiologista por pensar que tem tudo controlado. É muito importante verificar e garantir que os aparelhos auditivos estão a funcionar como deveriam e se se adaptam bem ao seu grau de perda auditiva e estilo de vida.

Nestas consultas, tem também a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas sobre como usar o aparelho auditivo, ou outras que forem surgindo (como, por exemplo, experiências incomuns que possa ter notado desde que começou a utilizar os aparelhos).

 

5. Suportar o desconforto

Não é suposto que os aparelhos auditivos provoquem desconforto prolongado, fricção, sangramento ou erupção na pele. Se sentir algum desses sintomas, marque uma consulta com o audiologista para fazer uma avaliação.

É um erro muito comum desistir de usar aparelhos auditivos após uma primeira experiência menos positiva. Assegure-se de que fala sobre a origem do seu desconforto. Por vezes, basta um ajuste simples.

6. Sair dos seus ambientes habituais

Os novos utilizadores de aparelhos auditivos devem começar por usá-los em ambientes familiares, pois é perfeitamente natural que, no início, sinta alguma dificuldade de processamento auditivo. Por isso, não subestime o período de transição, dando, por exemplo, uma grande festa nos dias que se seguem ao início da sua utilização.

Pode achar a situação confusa, ter dificuldades em acompanhar conversas e achar tudo avassalador. Em vez disso, rodeie-se das vozes que reconhece, como as de amigos e familiares, nos seus ambientes habituais.

Lembre-se que, enquanto se está a adaptar aos aparelhos auditivos, está a treinar o cérebro para se acostumar a novos sons. Este processo é gradual e não imediato. Pode durar vários meses até que se sinta verdadeiramente confortável a ouvir os sons dos quais já se tinha esquecido.