BLOG WIDEX
Avó com neta a falar sobre perda auditiva em crianças

Verdade ou Mito: a perda auditiva só afeta os idosos

05/06/2023
06/06/2023

Quando falamos de perda auditiva surgem, invariavelmente, algumas ideias erradas ou mitos sobre o tema. Um dos mitos mais comuns sobre a surdez é o de que só os idosos é que têm problemas de audição. Naturalmente, como qualquer outro órgão, o nosso sistema auditivo vai-se desgastando com o passar dos anos e é perfeitamente natural que qualquer um de nós venha a sofrer de perda auditiva com a idade.

AF_Widex_CTA_TOFU_2023

No entanto, a perda auditiva por envelhecimento (presbiacusia), é apenas uma das causas da perda auditiva. Esta pode também ser causada por infeções virais ou bacterianas, medicamentos, exposição a ruído ou doenças genéticas.

Assim, e embora a perda auditiva seja mais comum em idosos, ela pode afetar pessoas de todas as idades, o que significa que também existe perda de audição em crianças e jovens. Na verdade, alguns estudos recentes indicam que a exposição prolongada e intensa a sons altos (em concertos, discotecas ou o uso inadequado de auscultadores) está ligada a um aumento substancial de jovens, entre os 12 e os 18 anos, com dificuldades auditivas e os zumbidos.

Como cuidar da audição e prevenir a perda auditiva?

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para prevenir a perda de audição, independentemente da idade. Aqui estão algumas delas:

Evite exposição prolongada a ruídos intensos

A exposição a sons altos e de forma prolongada é uma das principais causas da perda auditiva. Use protetores auditivos ou reduza o tempo de exposição em locais com ruído intenso, como concertos ou eventos desportivos.

Utilize auriculares ou auscultadores de forma segura

Escolha modelos com cancelamento de ruído e mantenha o volume em níveis seguros. Evite utilização prolongada destes dispositivos.

Cuide da saúde, em geral

Algumas doenças podem afetar a audição, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e controlar as doenças crónicas pode ajudar a prevenir a perda auditiva.

Faça exames auditivos regulares

Mesmo que não tenha sintomas de perda de audição, deve realizar exames auditivos com regularidade. O diagnóstico precoce pode ajudar a prevenir a progressão da perda auditiva e garantir melhores resultados no processo de Reabilitação Auditiva.

Como referimos, a perda da audição também pode afetar crianças e jovens. Como tal, recomendamos que procure seguir as medidas supramencionadas para manter a sua saúde auditiva e prevenir a perda auditiva.

AF_Widex_CTA_TOFU_2023