Se experienciar uma perda de audição súbita, certifique-se de contactar imediatamente o seu médico ou um Profissional de Cuidado Auditivo , pois o tratamento bem-sucedido da perda súbita de audição pode depender do tempo.
Os audiogramas de perda auditiva condutiva geralmente mostram maior perda auditiva nas faixas de baixa frequência, tais como os subwoofers num sistema de som, trovões, ruídos de grandes animais e motores a diesel, uma vez que a perda auditiva condutiva tende a afetar as frequências mais baixas, e não as mais altas. Geralmente, é também simétrica, ou seja, afeta ambos os ouvidos.
Para identificar a perda auditiva condutiva, pode testar dois limiares: os limiares de condução aérea, que utilizam um sinal transmitido pelo ar, e os limiares de condução óssea, determinados através de vibração mecânica enviada diretamente para o ouvido interno. Uma diferença entre os limiares de condução aérea e óssea indicaria uma perda auditiva condutiva. Isto significa que os limiares de condução óssea serão normais, mas os limiares de condução aérea estarão elevados.
A linha vermelha com o “O” representa o ouvido direito e a linha azul com o “X” representa o ouvido esquerdo.
Marque uma consulta num dos nossos centros de audição para fazer um teste auditivo relativo à perda auditiva condutiva.
Embora algumas causas da perda auditiva condutiva possam não ser preveníveis, como o crescimento ósseo ou problemas estruturais, existem maneiras de cuidar da sua audição e prevenir danos.
Evite introduzir quaisquer objetos estranhos nos seus ouvidos, como cotonetes.
Se acreditar que o acúmulo de cerume pode estar a causar problemas auditivos, contacte um médico ou um Profissional de Cuidado Auditivo. Protetores auriculares ou abafadores de som também podem proteger os seus tímpanos de danos físicos causados por ruídos altos repentinos.