No passado dia
10 de outubro assinalou-se o
Dia Internacional da Audiologia e do Audiologista, que celebra os profissionais e a ciência dedicada à
saúde auditiva.
Os audiologistas desempenham um papel vital na deteção e tratamento de problemas auditivos, melhorando significativamente a qualidade de vida dos seus pacientes. Continue a ler para saber mais sobre o que é a audiologia e o que faz um audiologista!
Qual a diferença entre Médico ORL e Audiologista?
Antes de começar, importa distinguir a diferença entre um médico ORL e um audiologista. O Médico especialista em Otorrinolaringologia é o profissional de saúde que atua na especialidade médico-cirúrgica responsável pela observação, diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças dos ouvidos, nariz, faringe (garganta), laringe e pescoço.
Já o Audiologista não é médico – é um profissional de saúde que pertence à equipa multidisciplinar do médico ORL, atuando nos exames complementares de diagnóstico e nos processos de reabilitação auditiva e/ou vestibular.
Audiologia: O que é?
A Audiologia é a ciência que
estuda a audição, o equilíbrio e as doenças associadas. O Audiologista é o profissional de saúde inserido na carreira de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica, que se encontra regulada pelo Decreto-Lei nº 564/99 de 21 de dezembro (Função Pública, semelhante em privados).
Audiologista: O que faz?
O audiologista atua na investigação básica e clínica, no diagnóstico e na reabilitação nas áreas da audição e do equilíbrio. Existem quatro principais áreas de intervenção de um audiologista:
1. Prevenção
A prevenção é o primeiro passo para uma boa saúde auditiva e vestibular. Assim, o Audiologista está envolvido na
prevenção logo à nascença do bebé, através do Rastreio Auditivo Neonatal Universal (RANU). Este rastreio é efetuado nas primeiras horas de vida do bebé (ainda na maternidade) e permite avaliar se as estruturas do ouvido estão a funcionar corretamente. No caso de o bebé falhar o primeiro rastreio será encaminhado para um protocolo de avaliação complementar para confirmar se existe algum problema auditivo.
É aconselhado na fase da aquisição da linguagem e na entrada para a escola primária que a criança realize um
Rastreio Auditivo Infantil, assim será possível identificar atempadamente algum problema auditivo que possa comprometer a boa aquisição ou desenvolvimento escolar da criança.
O
Rastreio Auditivo Industrial é obrigatório para todos os colaboradores que tenham exposição prolongada e intensa a ruído. Se é o seu caso profissional, é normal que nos momentos de medicina de trabalho encontre um Audiologista a realizar a sua avaliação auditiva.
O Audiologista também participa em diversas ações de sensibilização e rastreio à população em geral, permitindo assim um acesso global à prevenção auditiva. Já realizou o seu? Marque já o seu
rastreio auditivo online ou
marque uma consulta gratuita!
2. Diagnóstico
Através de técnicas acústicas, psicoacústicas e eletrofisiológicas, o Audiologista realiza
exames de diagnóstico prescritos pelo médico ORL, tais como:
• Audiograma Tonal Simples;
• Audiograma Vocal;
• Testes Supraliminares;
• Impedanciometria (Timpanograma e Pesquisa de Reflexos Estapédicos Ipsi e Contra-lateral);
• Otoemissões Acústicas;
• Potenciais Evocados Auditivos;
• Videonistagmografia;
• Posturografia;
• Potenciais Otolíticos.
Estes exames estudam o funcionamento, tanto na criança como no adulto, dos sistemas auditivos e vestibulares. São estes exames que
contribuem para o diagnóstico do médico ORL e estabelecer os tratamentos médico-cirúrgicos mais adequados aos problemas identificados.
3. Habilitação/Reabilitação
No caso da audição, para a habilitação/reabilitação o Audiologista recorre a dispositivos médicos, como
aparelhos auditivos e/ou
implantes, para compensar os problemas auditivos identificados.
Além dos dispositivos médicos, é muito importante que o Audiologista mantenha o acompanhamento, treine o paciente e faça os ajustes necessários ao processo de
reabilitação auditiva para garantir o melhor desempenho possível em todas as situações acústicas. Se já utiliza dispositivos médicos e não está satisfeito com o resultado,
agende a sua consulta de avaliação funcional.
No caso de problemas vestibulares, o Audiologista atua na
reabilitação vestibular através de técnicas e exercícios específicos em sessões prescritas pelo médico ORL. Nestas sessões é definido um plano para dotar a pessoa de estratégias para compensar as suas alterações vestibulares.
4. Investigação e Ensino
A Audiologia, como ciência, está em constante evolução, por isso cada vez mais Audiologistas apostam na
investigação na área da Audiologia, procurando encontrar as melhores formas de prevenção, diagnóstico e (re)habilitação dos problemas auditivos e vestibulares.
Também na área de ensino, sendo uma licenciatura do ensino superior, necessita de docentes experientes e com elevado conhecimento teórico-prático para ensinar as futuras gerações.
Para saber mais sobre Audiologia e Audiologista, consulte a página oficial da Associação Portuguesa de Audiologista.
O Dia Internacional da Audiologia e do Audiologista destaca a crucial importância destes profissionais na saúde auditiva. Para cuidar da sua audição, consulte já um audiologista.