Perda auditiva mista refere-se a uma combinação de perda auditiva condutiva e perda auditiva neurossensorial num ou ambos os ouvidos. Isto significa que há danos tanto no ouvido externo ou médio (condutiva) como no ouvido interno ou no nervo auditivo (neurossensorial). Pode resultar em dificuldade para ouvir sons altos, como fogos de artifício e sirenes de polícia, bem como sons suaves, como sussurros e o som das folhas a farfalhar.
A perda auditiva mista frequentemente requer uma combinação de tratamento médico e de aparelhos auditivos.
A ilustração abaixo indica quais as partes do ouvido que podem ser afetadas quando se lida com perda auditiva condutiva e neurossensorial. Uma combinação dos dois indicaria uma perda auditiva mista.
Determinar a causa da perda auditiva mista pode ser complicado. Afinal, está a lidar com dois tipos de perda auditiva e, como resultado, múltiplas causas.
As causas da perda auditiva condutiva podem incluir obstruções, como acumulação de cerume ou objetos estranhos, tumores benignos, infeções ou acumulação de líquido no ouvido médio. As causas comuns da perda auditiva neurossensorial incluem ruído intenso, danos às células ciliadas do ouvido interno, idade, genética, traumatismo craniano e medicamentos ototóxicos.
Se vive com perda auditiva mista, provavelmente terá dificuldade em ouvir sons do dia a dia, especialmente os mais suaves. Pode experienciar isto num ou em ambos os ouvidos.
Como a perda auditiva mista é uma combinação de dois problemas, poderá também apresentar vários dos seguintes sintomas:
Desde que a perda auditiva mista resulta tanto de uma perda auditiva neurossensorial como de uma perda auditiva condutiva, ambas estarão presentes num audiograma.
Para determinar isto, é necessário testar o limiar de condução aérea e o limiar de condução óssea. Se for indicada uma perda auditiva através da condução óssea e existir uma lacuna entre os limiares de condução aérea e óssea, o audiograma indica uma perda auditiva mista.
O audiograma seguinte demonstra como pode ser uma perda auditiva mista. A linha vermelha com o O indica o ouvido direito e a azul com o X indica o ouvido esquerdo. Os símbolos < > indicam o limiar de condução óssea.
A perda auditiva mista requer um tratamento misto. As causas da sua perda auditiva condutiva podem ser tratáveis através de intervenção médica ou cirúrgica, enquanto a sua perda auditiva neurossensorial pode frequentemente ser tratada com aparelhos auditivos. E, com os avanços extremos da tecnologia atualmente, o tratamento está ao virar da esquina.
Dê o primeiro passo para uma audição saudável, realizando um exame auditivo gratuito com um dos nossos Profissionais de Cuidados Auditivos.