Pode parecer algo saído do teu livro de matemática do ensino secundário, mas um audiograma é uma excelente forma de obter uma visão abrangente das tuas capacidades auditivas. Normalmente apresentado com uma linha para cada ouvido, um audiograma traça o limiar auditivo de uma pessoa com base na frequência e no nível de decibéis. Alguns audiogramas também medem o limiar de receção da fala, ou o nível mais baixo de som no qual alguém consegue compreender a fala. Neste caso, o espaço entre o limiar auditivo e o limiar de receção da fala é referido como a pontuação de discriminação da fala.
Esta visão clara dos resultados do teste auditivo pode ajudar o teu Profissional de Cuidados Auditivos a diagnosticar melhor o teu nível de perda auditiva e a determinar a melhor linha de ação.
Um audiograma é um gráfico dos sons mais suaves que os seus ouvidos conseguem ouvir em diferentes frequências ou tons.
O eixo horizontal representa a frequência, exibindo tons baixos a altos da esquerda para a direita. Sons de tom baixo – estas características não são inerentes ao tom e à intensidade e podem variar bastante consoante a fonte do som.
O eixo vertical mostra a intensidade em decibéis de cima para baixo.
O seu ouvido esquerdo é indicado por um X e o seu ouvido direito por um círculo. Quanto mais baixos os símbolos no gráfico, maior precisa ser a intensidade do som para que o ouça.
Para além dos resultados do seu teste auditivo, o seu Profissional de Cuidados Auditivos também terá em conta o seu historial médico e de saúde auditiva, os seus desafios auditivos individuais e um exame físico do ouvido.
Os símbolos do audiograma são utilizados para representar as diferentes frequências e níveis de perda auditiva num audiograma. Podem ser combinados para criar uma representação visual das capacidades auditivas de um indivíduo, com a posição dos símbolos a indicar a frequência e o grau de perda auditiva. Alguns dos símbolos de audiograma mais comuns incluem: