Vive com alguém com perda auditiva? Se, em alguns momentos, se sente cansado, frustrado ou emocionalmente sobrecarregado, saiba que não está sozinho. A investigação¹ mostra que a perda auditiva de um familiar próximo, como um cônjuge, tem impacto em toda a família e não apenas em quem tem dificuldades auditivas.
Para quem vive com perda auditiva, é comum sentir-se excluído de conversas, perder momentos importantes ou evitar situações sociais. Reconhecer estas dificuldades é essencial. Quando a família valida o que a pessoa sente, cria-se um espaço de empatia, compreensão e ligação emocional mais forte.
Para quem vive com alguém com perda auditiva, repetir frases, facilitar conversas em ambientes ruidosos ou lidar com o afastamento progressivo de atividades sociais pode ser desgastante⁶. A evidência¹ mostra que os próprios familiares apresentam maior risco de stress emocional e problemas de saúde mental.
A boa notícia é: tratar a perda auditiva transforma vidas. Investir na saúde auditiva melhora a comunicação, fortalece relações e promove o bem-estar emocional e social⁷. Ao agir atempadamente, é possível:
Para melhorar a comunicação e fortalecer relações, experimente estas estratégias simples⁸: