Muitos mitos sobre aparelhos auditivos continuam presos a imagens e experiências de décadas passadas. A realidade atual é bem diferente.
Nos últimos anos observou-se um incrível salto tecnológico nestes dispositivos, quer ao nível da qualidade de som como também em termos de funcionalidades e design. Hoje, são verdadeiras ferramentas de apoio à comunicação, ao bem-estar e à qualidade de vida.
Vamos conhecer os principais mitos sobre os aparelhos auditivos e substituí-los por informação clara e atual.
Quando se fala em aparelhos auditivos é fácil imaginar um objeto grande e bege, como os modelos que se usavam há décadas. No entanto, os modelos atuais são discretos e não comprometem o conforto nem a imagem pessoal.
Facto
Existem modelos Completamente no Canal (CIC) e Invisíveis no Canal (IIC) que passam despercebidos. Mesmo os modelos retroauriculares (BTE) tornaram-se mais pequenos, elegantes e disponíveis em várias cores, adaptando-se ao tom da pele ou do cabelo.
Além disso, muitos aparelhos auditivos são frequentemente confundidos com auriculares sem fios, tornando-se acessórios modernos e funcionais.
Este é um dos mitos mais comuns e mais distantes da realidade.
Os aparelhos auditivos não se limitam a aumentar o volume. São dispositivos médicos que se ajustam às suas necessidades e são programados de acordo com as mesmas. Distinguem a fala de ruído e analisam o ambiente sonoro em tempo real para oferecer maior clareza e conforto.
Se tem dificuldade em ouvir sons agudos, como vozes de crianças ou o canto dos pássaros, o aparelho ajusta apenas essas frequências, mantendo os restantes sons naturais.
Facto
Não existe uma solução única para todos e, por isso, os aparelhos auditivos têm sempre de ser programados por um audiologista.
A perda auditiva não tem idade. Hoje, estamos cada vez mais expostos a ruído e passamos muitas horas a usar auscultadores ou auriculares, muitas vezes com volumes demasiado elevados. Por isso, é cada vez mais comum que problemas auditivos surjam mais cedo nas gerações atuais.
Facto
Os aparelhos auditivos não curam a perda auditiva, mas melhoram significativamente a forma como ouve e comunica.
A programação é ajustada às suas necessidades específicas e ao seu estilo de vida, ajudando a reduzir o esforço auditivo e o cansaço mental.
Facto
Os aparelhos auditivos estão disponíveis em várias gamas de preço, adaptadas às diferentes necessidades e funcionalidades que cada utilizador procura.
Facto
Na Widex, pode escolher o aparelho auditivo certo para si, sem comprometer a qualidade de vida, nem adiar a reabilitação da sua audição.
Fontes:
1 World Health Organisation: World report on hearing (3 March 2021): https://www.who.int/publications/i/item/9789240020481
2 Annals of Otology, Rhinology & Laryngology: The Prevalence and Related Factors of Hearing Loss Among Adults: A Systematic Review and Meta-Analyses (2024): https://www.x-mol.net/paper/article/1849160281785966592