Quando um avô ou uma avó começa a usar aparelhos auditivos, é natural que as crianças façam perguntas. A curiosidade faz parte do processo de aprendizagem e é uma excelente oportunidade para falar abertamente sobre audição, tecnologia e inclusão.
Ao explicar o que é a perda auditiva e como os aparelhos auditivos ajudam, está também a ensinar valores importantes como a empatia, o respeito e a atenção ao outro.
Falar com honestidade ajuda a criar confiança e compreensão. Explicar que, com o passar do tempo, ouvir pode tornar-se mais difícil é uma forma simples de normalizar a perda auditiva1.
A audiologista Fernanda Gentil sublinha que a transparência é sempre a melhor abordagem:
“Partilhar os desafios da audição de forma calma e positiva ajuda a família a compreender melhor a situação. Explicar como os aparelhos auditivos melhoram o dia a dia torna a experiência mais natural e menos intimidante para todos.”
Ao envolver as crianças nesta aprendizagem, está a promover inclusão e segurança emocional.
Para crianças mais pequenas, uma explicação curta é suficiente:
“Os meus ouvidos já não ouvem tão bem como antes, mas estes aparelhos ajudam-me a ouvir a tua voz e as tuas gargalhadas.”
As crianças mais velhas tendem a interessar-se pela tecnologia. Aproveite essa curiosidade para explicar, de forma divertida, como funcionam os aparelhos auditivos, por exemplo, comparando-os a auscultadores muito avançados ou explicando que a bateria pode durar mais do que a dos dispositivos que elas usam no dia a dia.
Mostrar os aparelhos auditivos aos netos ajuda a desmistificar e normalizar o seu uso1. Explique como estes pequenos dispositivos ajudam a ouvir melhor conversas, risos e momentos especiais em família.
Incentive as crianças a fazer perguntas e, se fizer sentido, deixe-as observar a diferença entre ouvir com e sem aparelhos. Este contacto direto reduz medos e aumenta a compreensão.
Ensinar as crianças a chamar a atenção antes de falar torna a comunicação mais fácil e evita frustrações2. Um simples chamar pelo nome ou um toque suave no braço ajuda a garantir que a mensagem é ouvida desde o início.
Esta pequena mudança faz uma grande diferença na inclusão e no conforto de todos durante as conversas.
Explique às crianças que ouvir é mais fácil quando falam de frente, num ambiente tranquilo. Diga-lhes que ver expressões faciais e movimentos dos lábios ajuda muito na compreensão.
Algumas dicas úteis para partilhar com os mais pequenos:
Criar ambientes calmos favorece sempre uma melhor comunicação.
Ensinar empatia desde cedo ajuda as crianças a desenvolver relações mais fortes e respeitadoras. Quando compreendem que algumas pessoas precisam de mais tempo ou de condições específicas para ouvir melhor, tornam-se mais atentas e solidárias.
Estudos mostram que a empatia fortalece os laços familiares e promove comportamentos mais positivos no dia a dia3.
Quando existe um avô ou uma avó com perda auditiva na família, explicar a situação às crianças é um passo essencial para o bem-estar de todos. Com informação simples, exemplos positivos e alguma paciência, é possível criar um ambiente mais compreensivo, próximo e feliz.
Falar abertamente sobre audição e aparelhos auditivos não só ajuda as crianças a compreender melhor, como reforça a importância de cuidar da saúde auditiva ao longo da vida.
Fontes:
1 Living with Hearing Loss:
https://livingwithhearingloss.com/2017/01/31/how-to-talk-to-your-grandchildren-about-your-hearing-loss/
2 Hearing Loss Association of America
https://www.hearingloss.org/understanding-hearing-loss/hearing-loss-101/communication-tips/
3 Monash University, Understanding others’ feelings: what is empathy and why do we need it?
https://www.monash.edu/news/articles/explainer-we-can-learn-a-lot-from-the-changing-night-sky/understanding-others-feelings-what-is-empathy-and-why-do-we-need-it