BLOG WIDEX

Tiroide e saúde auditiva: o que deve saber

09-07-2021
28-09-2021

Alterações de peso, dores de cabeça, fadiga crónica ou palpitações cardíacas são alguns dos sintomas associados às doenças da tiroide. Porém, há determinadas patologias que também afetam a saúde auditiva, como é o caso, por exemplo, do hipertiroidismo e do hipotiroidismo. Explicamos como.

A tiroide e a sua importância para a saúde em geral

 

A tiroide é uma glândula endócrina situada na zona do pescoço e tem uma importância fulcral no bom funcionamento do organismo. É responsável pela secreção de hormonas que intervêm na regulação de diversos mecanismos fisiológicos, entre eles: a frequência cardíaca, o metabolismo celular, o sistema digestivo, a regulação térmica, por exemplo.

 

A disfunção tiroideia manifesta-se através de condições clínicas particulares, sendo as mais comuns:

 

  • O hipotiroidismo: quando há produção hormonal insuficiente;
  • O hipertiroidismo: quando essa produção é excessiva;
  • Os nódulos na tiroide;
  • Bócio: quando há um aumento do volume da tiroide;
  • O cancro da tiroide.

 

É importante salientar que cada uma destas patologias, além de apresentarem uma variedade de sintomas físicos distintos, exigem também o controlo de outro tipo de sintomatologia, nomeadamente do foro psicológico, pois as pessoas que padecem de disfunção tiroideia são suscetíveis a quadros de depressão, ansiedade, insónias, por exemplo. Isto porque a doença pode condicionar bastante a sua rotina diária e, por isso, importa estar atento a eventuais sinais de alerta.

 

Tiroide e saúde auditiva: qual a relação?

 

Há determinadas patologias da tiroide que também afetam a saúde auditiva. Há, inclusive, relatos de pacientes que referem que a tiroide provoca zumbido no ouvido.

 

A verdade é que estudos demonstram que o hipotiroidismo e o hipertiroidismo podem contribuir para cenários de perda auditiva, zumbido e de perda de equilíbrio, nomeadamente através das seguintes condições clínicas:

 

  • Síndrome de Pendred: um distúrbio genético que causa perda auditiva precoce em crianças, e que frequentemente leva ao desenvolvimento de bócio;
  • Doença de Graves: uma das causas conhecidas de hipertiroidismo. A este respeito, importa frisar que o hipertiroidismo causa zumbido no ouvido;
  • Doença de Hashimoto: conhecida como causa comum de hipotireoidismo. No que respeita à saúde auditiva, o hipotiroidismo e zumbido no ouvido estão muitas vezes relacionados.

 

De igual forma, o tratamento contra o cancro da tiroide por meio de radioterapia também pode causar perda auditiva. Estudos demonstram que pacientes submetidos à radiação contra este tipo de cancro apresentam maior propensão à perda auditiva. Por essa razão, o envolvimento de um audiologista no tratamento, a fim de minimizar possíveis danos, é altamente recomendado.