BLOG WIDEX

Sensação de ouvido entupido: o que fazer?

27-02-2020
20-10-2021

A sensação de ouvido entupido, ou tapado, é clinicamente designada por plenitude auricular. Os seus motivos podem ser vários, pelo que é fundamental perceber qual a causa dessa sensação.

Por que razão fica com os ouvidos entupidos?

A plenitude auricular é facilmente sentida quando viajamos de avião ou subimos uma serra, isto porque o nosso ouvido médio, responsável por equalizar as pressões internas com as externas, não consegue acompanhar a pressão externa que é alterada pela nossa altitude. Ou seja, não há adaptação da rigidez timpânica para a absorção e retransmissão do som à cadeia ossicular, para seguir o seu percurso natural.

A título de curiosidade saiba que o aumento da sua altitude, relativamente ao nível do mar, diminui a pressão atmosférica.

Uma forma rápida e eficaz de ajudar o ouvido médio a equalizar as pressões é bocejar ou mastigar, uma vez que promove a abertura da trompa de Eustáquio (tubo que liga ouvido-nariz-garganta) que permite ligação com o exterior.

Outra situação comum é após um mergulho ficar com essa sensação devido à presença da água no canal auditivo externo. Habitualmente, após a saída da água recupera da sensação. No caso de se prolongar durante vários dias ou sentir dor deve procurar um médico especialista em Otorrinolaringologia (ORL) para despiste otológico.

Em situações de constipação ou congestionamento (rinite, sinusite, gripe, …) a trompa de Eustáquio pode estar com secreções e por esse motivo não ser possível equalizar as pressões com o exterior. É importante que consiga expelir as secreções, através da limpeza do nariz, e deve ter especial atenção à possível evolução para uma infeção no ouvido. Se sentir dor ou a sensação se prolongar por vários dias após o congestionamento, deve procurar ajuda de um médico especialista em ORL para uma avaliação especifica.

Se tem tendência a produzir muita cera, essa pode ser outra causa da sensação de entupimento. Apesar da função da cera ser de proteção e defesa do nosso ouvido, quando existe em excesso pode provocar um tampão e impossibilita a passagem do som. O uso de aparelhos auditivos, tampões ou mesmo a natação pode ser um fator de produção excessiva de cera. Nestes casos deve procurar sempre o seu médico especialista em ORL para a remoção da cera.

Se esta sensação não está relacionada com nenhuma das situações anteriores, poderá ser um sintoma de perda auditiva. Recomendamos que faça o teste auditivo online e agende consulta com um especialista em audição.


CONSULTE OS ESPECIALISTAS
EM AUDIÇÃO
DÊ OUVIDOS À WIDEX

Atendendo à situação a nível nacional com o COVID-19,informamos que poderá optar por fazer a sua consulta presencial ou sem sair de casaatravés de teleconsulta. 

Preencha o formulário e entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.

Preencha o formulário e marque uma Consulta Gratuita com um Audiologista

*
*
*