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Alimentos para ouvir melhor

Somos o que comemos: alimentos que o podem ajudar a ouvir melhor

30-11-2021
06-12-2021

Há vários mitos associados à alimentação que podem condicionar a forma como se alimenta e consequentemente a sua saúde. Por exemplo, a cenoura não torna os olhos mais bonitos e nem nos ajuda a ver no escuro. Mas uma coisa sabemos, as cenouras podem ajudar-nos a ouvir melhor. Isto porque o sumo da cenoura é particularmente rico em beta-caroteno, que é um precursor natural de vitamina A. Grandes quantidades de vitamina A são encontradas na cóclea, o órgão auditivo que contém os folículos capilares sensíveis. Isto significa que baixos níveis desta vitamina no interior da cóclea podem contribuir para a perda de audição e para os famigerados zumbidos.

Tal como a vitamina A, também a vitamina C tem um impacto significativo na nossa audição, uma vez que é um antioxidante que ajuda a remover os radicais livres prejudiciais dos vasos sanguíneos, além de ser necessária para a produção de colagénio e reparo de tecidos. O sumo de cenoura é, assim, uma fonte de vitamina A, vitamina C e, também, de vitamina B6, necessária para a transmissão nervosa, que é útil quando o ruído alto atinge uma parte das fibras nervosas do ouvido.

Além destas vitaminas, o sumo de cenoura também é rico em minerais, como o potássio, o manganês, cálcio, fósforo, ferro e enxofre. Recorde-se que os minerais são necessários para a resistência dos pequenos ossos dentro do ouvido e são vitais para o equilíbrio eletrolítico, que é crítico para o líquido dentro da cóclea.

Isto para dizer que as cenouras fazem parte dos alimentos que o podem ajudar a ouvir melhor, mas não é o único. Existem muitos outros alimentos que podem contribuir para a sua saúde auditiva.

 

5 alimentos que o podem ajudar a ouvir melhor

Peixe

Salmão, sardinha e cavala são peixes que podem ser benéficos para a sua audição, uma vez que são ricos em Ómega 3 e vitamina D. Estudos demonstraram que adultos que comeram peixe duas vezes por semana tiveram uma probabilidade 42% menor de ter uma perda auditiva relacionada à idade em comparação com aqueles que não comeram peixe. Isto porque o Ómega 3 fortalece os vasos sanguíneos do sistema sensorial do ouvido.

Espargos

Uma dose regular de antioxidantes, especialmente na forma de ácido fólico, pode diminuir o risco de perda auditiva em até 20%. Os antioxidantes reduzem a quantidade de radicais livres que circulam pelo corpo e que podem danificar o tecido nervoso no interior dos ouvidos. Os espargos são ricos em ácido fólico, tal como o feijão, os brócolos, os ovos, o fígado, espinafres e nozes.

 

Bananas

Além de deliciosa, a banana é uma fonte de magnésio, que oferece proteção adicional contra a perda auditiva induzida pelo ruído. Outras fontes ricas em magnésio são as batatas, as alcachofras e os brócolos.

 

Chocolate negro

O chocolate negro contém zinco, o que aumenta a resistência do ouvido interno à perda auditiva relacionada à idade. Ostras e carne de porco também são boas fontes de zinco.

 

Laranjas

As laranjas são ricas em vitamina C que, como vimos, pode manter os radicais livres sob controlo e fortalecer o sistema imunológico em geral, reduzindo assim o risco de infeções de ouvido. Outras fontes de vitamina C são os morangos e os tomates, por exemplo.

 

Faça uma alimentação saudável e equilibrada e não se esqueça de incluir os alimentos que são amigos dos seus ouvidos. Cuide da sua saúde e da sua audição!