BLOG WIDEX

Saiba como os aparelhos auditivos podem transformar vidas

11-08-2022
12-08-2022

Lidar com o diagnóstico de perda auditiva pode ser difícil ao início. Com o diagnóstico chegam as dúvidas e o questionamento de como será a vida a partir daquele momento. Além disso, as dúvidas sobre os tratamentos e os aparelhos auditivos também são muito comuns, levando a que algumas pessoas esperem anos até tomar a decisão de procurar ajuda. Mas este é um grande erro uma vez que, ao esperar este tempo, o problema auditivo não tratado provavelmente irá agravar. Neste artigo pode encontrar todos os detalhes sobre o uso de aparelhos auditivos e perceber de que forma estes dispositivos podem realmente transformar vidas. 

Impacto do Uso de Aparelhos Auditivos

Voltar a ouvir

Numa fase inicial, após o diagnóstico, é normal a pessoa com perda auditiva entrar em negação e rejeitar o tratamento ou a ideia de usar aparelhos auditivos. Isso acontece por desconhecimento sobre a área da Reabilitação Auditiva e sobre os benefícios que a mesma pode trazer à pessoa com perda auditiva. O uso de aparelhos auditivos permite continuar a usufruir dos sons da sua vida em casa, no trabalho e no convívio social.

Todos os aparelhos auditivos são constituídos por microfone, amplificador e recetor. Estes três componentes atuam para entregar ao utilizador os sons que antes de utilizar os aparelhos auditivos não ouvia. Também é importante reforçar que todos os aparelhos auditivos ajudam a ouvir melhor, do mais básico ao mais sofisticado. A grande diferença entre os modelos está nos recursos que proporcionam um maior conforto e nas também soluções especialmente desenhadas a pensar nas necessidades específicas do utilizador.

Harmonia familiar

Quando alguém sofre de perda auditiva, todo o círculo familiar passa por mudanças. Isto acontece porque a comunicação fica comprometida e os problemas aparecem: o volume da TV, a falta de interação em conversas, a irritabilidade, o isolamento e problemas de relacionamento. Porém, o uso dos aparelhos auditivos ajuda a resolver estas questões, o utilizador sente-se mais confiante e toda a família pode manter uma relação saudável e feliz.

Melhor performance no trabalho

A interação faz parte da rotina de trabalho de todos nós. É sempre necessário conversar com alguém, seja em reuniões online, a atender clientes, a alinhar informações com colegas, equipa ou liderança. Com aparelhos auditivos estas relações tornam-se descomplicadas, porque quem tem perda auditiva consegue comunicar normalmente, sem grande esforço. Assim, é possível que a pessoa desempenhe a sua função profissional com confiança e tranquilidade, inclusive, podendo a utilização de aparelhos auditivos contribuir para melhorar a sua performance e ascensão na carreira.

Diminuição dos níveis de stress 

O uso de aparelhos auditivos também ajuda a controlar os níveis de stress. E menos stress significa a prevenção do desenvolvimento de outros problemas associados a danos auditivos, como o zumbido no ouvido, doenças do foro psicológico, doenças cardiovasculares, insónias, etc.

Alívio do zumbido

Sabia que os aparelhos auditivos são fundamentais para melhorar a qualidade de vida de quem sofre de zumbido no ouvido? O zumbido (ou tinnitus) é um sintoma no qual o paciente tem a sensação de perceção de um som no ouvido sem haver uma fonte física ou causa externa identificável.

Os aparelhos auditivos que ajudam a aliviar o zumbido o ouvido, são dispositivos com uma tecnologia que funciona com terapias para treinar o cérebro a parar de ouvir os zumbidos tonais. O principal objetivo é utilizar a estimulação acústica (som) para ativar e estimular toda a região auditiva do cérebro, restabelecendo assim, a atividade neural normal, ou seja, fazendo com que o paciente deixe de perceber o zumbido com o passar do tempo. 

Saúde mental e prevenção à depressão

Outra grande vantagem do uso de aparelhos auditivos é a possibilidade de prevenir a depressão e outros transtornos psicológicos. Isto porque, devido à contínua interação social que o dispositivo permite, o utilizador não se isola e nem se sente constrangido entre amigos e familiares. Com os aparelhos auditivos, as pessoas podem manter a vida social normalmente e viver com mais saúde mental ao continuarem a realizar as atividades de que mais gostam.

Reabilitação auditiva é qualidade de vida!

Os aparelhos auditivos podem transformar vidas. Não adie a sua felicidade ou a de alguém importante para si. Se tiver sido diagnosticado com perda auditiva ou se for o caso de um amigo ou familiar, confie no tratamento e nos benefícios destes dispositivos.

Se estiver a perguntar-se: mas afinal quanto custa um aparelho auditivo. A resposta é: o preço irá variar de acordo com cada modelo e tecnologia. O primeiro passo será marcar uma avaliação auditiva gratuita com um audiologista e solicitar o orçamento para a sua situação especifica.

Agende hoje mesmo a sua consulta gratuita e converse com um de nossos audiologistas especialistas.