BLOG WIDEX
Frequentar restaurantes quando se tem perda auditiva. Saiba como tornar a experiência mais agradável.

Restaurantes: dicas para quem tem perda auditiva

19-10-2021
19-10-2021

Os espaços públicos nem sempre são agradáveis quando temos um problema auditivo. É natural estar nervoso ou sentir-se intimidado ao pensar em comer em restaurantes quando sofre de perda auditiva. Salas lotadas, várias vozes misturadas, potencialmente até alguns ruídos da cozinha ou música alta. Tudo isto pode ser muito incómodo para quem tem problemas auditivos.




Para nos colocarmos no lugar de alguém com problemas de saúde auditiva, devemos imaginar um local onde já estivemos que tinha bastante barulho e onde tentámos manter uma conversa. Restaurantes, bares, eventos familiares e espetáculos são todos locais onde pessoas com perda auditiva necessitam fazer um esforço extra para ouvir. 

Não é, por isso, difícil compreender por que razão a perda auditiva pode fazer com que se perca a vontade de sair de casa. 
Se tem um amigo, ou familiar que tem dificuldade em ouvir, ou se tem perda auditiva, há algumas dicas relativamente simples que pode seguir e que farão toda a diferença. 


A localização é importante

A primeira sugestão para criar um bom ambiente sonoro é escolher o lugar certo. A localização é fundamental. Tudo depende do tipo de interação que tem em mente, mas se quiser ter uma boa conversa, tenha isso em consideração. Afaste-se de lugares com altifalantes e música alta. Comer em restaurantes para quem tem perda auditiva já é difícil por si só, não há necessidade de acrescentar ruído de fundo extra.

Locais como bares ou grandes restaurantes costumam ter ambientes bastante ruidosos. Pode, por isso mesmo, considerar uma refeição ao ar livre, quer seja numa esplanada, no campo ou na praia. 


Marque com antecedência

Para fazer uma reserva num restaurante, ligue com a maior antecedência possível para se assegurar que consegue uma mesa no local mais silencioso possível. 

Quando chegar ao restaurante, se a música de fundo estiver demasiado alta, fale com o pessoal do restaurante para saber se o volume pode ser diminuído. 

Uma boa iluminação torna a conversa melhor

Para quem tem uma perda auditiva severa ou profunda, a capacidade de ver os lábios da pessoa com quem se está a conversar é uma enorme ajuda. A leitura labial permite juntar palavras que não se conseguiram ouvir. Se for sair com um, familiar ou amigo com problemas de audição, sente-se sob a luz sempre que possível. Não faça nenhuma menção à situação, faça com que tudo seja o mais natural possível. Será notado, apreciado e tornará a conversa mais fácil e agradável.


Reserve o melhor lugar

Se estiver a jantar com um grupo de pessoas, certifique-se de que a pessoa com dificuldades auditivas se senta próximo do meio da mesa para que possa ouvir e ver todos o melhor possível. Ajudará, a que as conversas possam ser entendidas melhor.

Considere o ambiente sonoro. Festas e outros eventos sociais podem ser difíceis para pessoas com perda auditiva. As conversas em grupo podem tornar a audição particularmente difícil e pessoas com perda auditiva podem acabar por se sentir isoladas. Tente evitar ambientes excessivamente barulhentos, como discotecas ou bares lotados.


Ajuste as configurações de dos seus aparelhos auditivos

Os aparelhos auditivos mais recentes têm configurações ajustáveis que permitem a configuração mais adequada a cada utilizador. Alguns modelos incluem programas predefinidos baseados na localização para ambientes sonoros específicos, tais como cinema, restaurante ou durante a prática de exercício físico.



Fale com o seu audiologista para que este lhe recomende o aparelho auditivo que melhor se adequa ao seu caso específico. Não há motivo para que não possa continuar a ter qualidade de vida apesar de possuir algum tipo de problema relacionado com a sua saúde auditiva.