O
Dia Mundial da Audição assinala-se, anualmente, a 3 de março, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo deste dia é o de sensibilizar a população sobre a importância da audição e dos cuidados auditivos.
Aproveitando este
Dia Mundial da Audição, vamos falar de algo muito importante para quem é confrontado com um problema de audição: em quem posso confiar o meu processo de Reabilitação Auditiva?
A partir do momento em que recebemos o
diagnóstico de perda auditiva, começam a surgir as questões:
•
Será que me vou
adaptar a usar
aparelhos auditivos?
•
Ouve-se tanta coisa sobre este mercado. Como posso escolher uma
empresa de confiança?
•
Qual será o
preço dos aparelhos auditivos?
•
Será que as pessoas vão
reparar que estou a usar
aparelhos auditivos?
5 Dicas para escolher o seu parceiro de Reabilitação Auditiva
Vamos ajudá-lo a clarificar o processo e orientá-lo na escolha do seu parceiro de Reabilitação Auditiva. O mercado da Reabilitação Auditiva não é regulado, pelo que é preciso ter atenção ao escolher o seu
Centro Auditivo. Partilhamos algumas dicas:
1. Não compare apenas preço dos aparelhos auditivos
É natural que tenhamos de fazer contas e tentemos optar pelo melhor preço. No entanto, ao comparar apenas preço dos aparelhos auditivos, corremos o risco de não estar a comparar produtos semelhantes. Em primeiro lugar deve perguntar se o preço se refere apenas ao
aparelho auditivo ou inclui também os
serviços (consultas, exames, manutenção e assistência técnica). Depois deverá perceber que tipo de aparelhos está a comparar em termos tecnológicos. O ideal será sempre experimentar os aparelhos auditivos e perceber com qual se sente mais confortável em termos de qualidade de som e funcionalidades.
2. O aparelho auditivo não faz milagres sem um bom profissional de saúde auditiva
A verdade é que colocamos muito foco no
aparelho auditivo, quando quem faz a verdadeira diferença é o audiologista. Para que um aparelho auditivo o ajude verdadeiramente a ouvir melhor e melhorar a sua qualidade de vida, o seu
audiologista deve: avaliar a sua audição, conhecer o seu estilo de vida, ouvi-lo a si e aos que lhe são próximos e fazer uma programação dos
aparelhos auditivos ajustada às suas necessidades. A Reabilitação Auditiva é um trabalho de equipa! Escolha bem os profissionais que o ajudarão no caminho para uma melhor audição.
O Dia Mundial da Audição assinala-se, anualmente, a 3 de março, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo deste dia é o de sensibilizar a população sobre a importância da audição e dos cuidados auditivos.
3. Procure informação sobre as empresas
É uma empresa certificada? Os aparelhos auditivos estão registados no Infarmed? Os profissionais de saúde que nos atendem são de facto audiologistas? Estas são algumas questões às quais deve ter resposta antes de avançar com um processo de Reabilitação Auditiva.
4. Tome uma decisão informada
As primeiras
consultas de avaliação auditiva são geralmente gratuitas. Se estiver indeciso, agende consulta e coloque todas as questões que tiver. Se conseguir, leve um familiar ou amigo à consulta para que, juntos, possam ter acesso a toda a informação e se sinta apoiado.
5. Aparelhos Auditivos Discretos e Funcionais
Uma das preocupações de quem tem de usar aparelho auditivo é a
estética. Mas essa é uma questão do passado. Atualmente, a maioria dos modelos de
aparelhos auditivos são discretos e elegantes. Mal se nota, uma vez que ficam escondidos por trás da orelha. Se não contar a ninguém, nem vão reparar que os está a usar!
Neste
Dia Mundial da Audição de 2024, faça do cuidado auditivo uma prioridade. Conte com os nossos especialistas para cuidar da sua saúde auditiva.