Como tratar o Zumbido no ouvido?
Estima-se que 740 milhões de pessoas sofram com zumbido no ouvido, ou seja, 14% da população mundial. Sendo um problema comum, e embora não haja uma cura, existem algumas estratégias que podem ajudar a lidar com o zumbido e a melhorar a sua qualidade de vida.
O que é o Zumbido?
O
zumbido (também chamado de tinnitus ou acufeno) é a perceção de som cuja origem não é de nenhuma fonte externa. O som pode variar na sua intensidade, frequência e tipo. Há quem descreva o zumbido como ouvir apitos, assobios, sons de batimentos cardíacos, besouros, etc.
O que pode causar Zumbido?
São vários os fatores que podem estar na origem do zumbido no ouvido, incluindo exposição a ruídos altos, stress e ansiedade, ou mesmo acumulação de cera no ouvido. Na maioria dos casos, os zumbidos podem indicar perda auditiva.
O que pode aliviar o Zumbido?
Os acufenos podem ser desconfortáveis e afetar a sua qualidade de vida, mas com algumas estratégias é possível controlar o problema e manter uma vida normal. Partilhamos algumas dicas:
- Evitar exposição prolongada a ruídos muito elevados: use tampões auditivos para proteger a sua audição e diminua o volume dos auscultadores e auriculares.
- Reduzir o stress: praticar técnicas de relaxamento como yoga, meditação ou caminhadas na natureza.
- Dormir bem: ter uma rotina de sono e dormir entre 7h a 8h por noite.
- Evitar substâncias estimulantes: reduzir o consumo de café, álcool, chá verde ou preto, bebidas gaseificadas e tabaco, pois essas substâncias podem aumentar a intensidade dos zumbidos.
- Diminuir o contraste som/silêncio: uma vez que o zumbido irá ser mais percecionado em ambientes silenciosos, tente ter sempre um som ambiente como música ou sons da natureza.
Se sofre de zumbidos procure ajuda, para que este problema não se torne incapacitante.
Marque uma consulta de zumbidos na Widex e saiba como melhorar a sua qualidade de vida.