BLOG WIDEX

Como saber quando mudar de aparelhos auditivos?

08-02-2021
05-05-2021

Mesmo utilizando Aparelhos Auditivos, a sua perda auditiva vai evoluindo. Para além disso, os aparelhos auditivos vão sofrendo desgaste com o passar dos anos e é normal que, a determinada altura, deixem de servir as suas necessidades.

Lembra-se de quando usou pela primeira vez um aparelho auditivo? Recorda-se dos sons que não ouvia e passou a ouvir, de pensar como antes estava efetivamente ausente do ambiente à sua volta, na clareza do som, na facilidade de ouvir. Mas, ainda usa estes mesmos aparelhos auditivos? Tem a certeza de que ainda servem as suas necessidades?

Muitas vezes, as pessoas que sofrem de perda auditiva lamentam não ter comprado o seu primeiro par de aparelhos auditivos mais cedo. A perda de audição que não é tratada apenas acelera a deterioração do sistema auditivo, algo que não pode ser revertido uma vez danificado.

Se já utiliza aparelho auditivo, é fundamental que faça as consultas de acompanhamento pelo menos uma vez por ano. Só assim poderá tirar o melhor partido possível dos seus aparelhos auditivos e poderá perceber se os mesmos ainda são os mais adequados para si.


Tempo médio de vida dos aparelhos auditivos

Sabia que a duração média de vida dos aparelhos auditivos é entre 3 a 7 anos? Os aparelhos auditivos não duram para sempre, têm uma vida útil finita. São, no fundo, minicomputadores que se deterioram com o tempo.

 

Variáveis que afetam a vida útil dos aparelhos auditivos

De forma simples, os aparelhos auditivos estão diariamente expostos ao calor, níveis de humidade e cerúmen produzidos pelo nosso corpo. Além destes fatores, a durabilidade do seu aparelho auditivo depende de:

 

  • Se a manutenção de aparelho auditivo é adequada;
  • Se a limpeza do aparelho auditivo é a ideal;
  • O desgaste a que está exposto.

 

Mudar de aparelhos auditivos: principais indicadores de que está a precisar de um aparelho auditivo novo

  1. Têm mais de 4 anos;
  2. Não estão a satisfazer as suas necessidades atuais da forma como outrora o fizeram;
  3. Está disponível tecnologia mais recente que irá resolver uma preocupação atual;
  4. Uma mudança significativa no estilo de vida, emprego, ou níveis de atividade diária;
  5. Uma alteração significativa da sua perda auditiva.

 

Mudanças no trabalho ou no estilo de vida: outras razões para mudar de aparelho auditivo

Nem sempre são as questões técnicas e tecnológicas que exigem um aparelho auditivo novo. Uma mudança no estilo de vida também pode proporcionar uma mudança do seu aparelho auditivo.

Talvez se tenha apaixonado e deseja ser mais ativo socialmente. Acabou de se reformar e está a preparar-se para novas aventuras, viajar, fazer mais atividades outdoor, abraçar aquele projeto pessoal há tanto adiado.

Qualquer que seja a mudança no seu estilo de vida é necessário que os seus aparelhos auditivos se adaptem a novos ambientes sonoros e que não o sobrecarreguem. Pode e deve informar o seu audiologista na Widex de que gostaria que os seus aparelhos auditivos se adaptassem melhor ao seu novo estilo de vida.

Agora, vamos supor que trabalha num sítio muito barulhento, ambiente que suporta muitos riscos para a sua audição. Trabalha com crianças, num restaurante, manuseia maquinaria pesada? O que significaria para si ter um dispositivo que funcionasse de forma adequada ao seu estilo de vida?

Mais uma vez, qualquer que seja a razão para mudar de aparelho auditivo, pese cuidadosamente os prós e os contras para que possa fazer uma escolha devidamente informada.

 

Fará sentido melhorar a sua vida, mas não os seus aparelhos auditivos?

Se se tratar de eletrodomésticos ou gadgets, é possível que esteja disposto a obter o melhor. Porque não faria o mesmo quando se trata dos seus aparelhos auditivos? Já pensou sobre isto?

De facto, os seus aparelhos auditivos podem necessitar de mais potência, funcionalidades e flexibilidade. Além disso, importa ter em consideração que a sua audição pode mudar ao longo do tempo, ao ponto de estar para além do alcance do seu modelo atual.

O Widex Moment é um aparelho auditivo inteligente, que aprende com o utilizador e que tem capacidade de se adaptar automaticamente aos diferentes ambientes sonoros. Além disso, permite-lhe controlar todas as funcionalidades do aparelho através do seu smartphone, utilizando uma aplicação de fácil utilização.

E as vantagens não se ficam por aqui: tem um design elegante e discreto, apesar de lá dentro estar a tecnologia mais avançada do mundo, que recorre a inteligência artificial. É um modelo recarregável, dispensando assim a troca de pilhas. Em pouco tempo, vai dar por si a esquecer-se de que usa aparelhos auditivos.

 

A importância das consultas de rotina

É recomendável que faça uma consulta de rotina todos os anos. Se sentir que o seu aparelho não está a funcionar como dantes, contacte-nos para avaliarmos o seu dispositivo.

Recorde-se que só um especialista em audição pode fazer esta avaliação e, claro, é na Widex que os encontra