BLOG WIDEX
Casal de férias de verão a falar sobre como proteger os ouvidos

Como proteger e preparar os seus ouvidos para o Verão

06/07/2023
07/07/2023

Verão é sinónimo de ar livre, mergulhos, festas e convívios com a família e amigos! Sim, são só coisas boas, mas não nos podemos esquecer que esta também é uma altura em que devemos ter especial atenção à nossa audição.



Como proteger os ouvidos e a audição no Verão

Para que possa tirar partido dos dias de sol e evitar otites ou outras infeções indesejadas, partilhamos algumas dicas importantes sobre como preparar os seus ouvidos para o verão.

Proteja os seus ouvidos da água

Se gosta de nadar ou praticar desportos aquáticos durante o verão, certifique-se de que protege os seus ouvidos da água. Use protetores para evitar a entrada de água nos ouvidos e evitar infeções.

Evite limpar os ouvidos com cotonetes

O contacto com a água e areia poderão levá-lo a uma maior necessidade de limpeza dos ouvidos, no entanto, evite limpar com cotonetes ou outros objetos pontiagudos. Isso pode empurrar a cera para dentro do canal auditivo, causando obstruções e até mesmo infeções. O excesso de limpeza pode irritar a pele delicada do canal auditivo, tornando-o mais vulnerável.

Mantenha seus ouvidos secos

A humidade pode criar um ambiente favorável para o crescimento de bactérias e fungos. Seque seus ouvidos cuidadosamente com uma toalha macia e não introduza objetos nos ouvidos.

Proteja os seus ouvidos de ruídos intensos

O verão é a época de festas, concertos e eventos ao ar livre, onde o som pode atingir níveis perigosos. Use protetores de ruído se estiver perto de saídas de som ou exposto a música alta por um longo período.

Consulte um especialista no caso de sentir alguma alteração à sua audição ou desconforto. No caso de ser utilizador de aparelhos auditivos, marque uma consulta com o seu audiologista antes do verão para garantir que os dispositivos estão ajustados e preparados para usufruir das suas férias em pleno.