BLOG WIDEX

8 sons que vai voltar a ouvir com os seus novos aparelhos auditivos

08-09-2022
08-09-2022

Quem diria que mastigar uma maçã seria tão barulhento? 

Quando não procuramos ajuda logo aos primeiros sinais de perda auditiva, a nossa audição vai perdendo capacidades gradualmente. Sem nos apercebermos, vamos deixando de ouvir alguns sons que nos rodeiam no dia a dia. 

É, por isso, natural que quando colocar aparelhos auditivos pela primeira vez, possa ser surpreendido pela quantidade de sons que não estava a ouvir. 
Quanto mais tempo passar sem procurar ajuda, maior poderá ser este "choque" inicial.

Na fase inicial de adaptação, o cérebro terá de ser treinado de forma a reconhecer os sons e habituar-se a eles novamente. Para isso, é essencial que use diariamente os novos aparelhos auditivos, mesmo que sinta algum desconforto.

Sons que vai voltar a ouvir com os Aparelhos Auditivos

O som do cabelo

Escovar o cabelo, apanhá-lo num rabo-de-cavalo, secá-lo com uma toalha ou aplicar um produto tem um som a que o utilizador de aparelhos auditivos pode já não estar habituado.

Acredite ou não, o cabelo emite som. Para as pessoas que têm cabelo comprido e o usam atrás das orelhas, este som é mais evidente com os aparelhos auditivos.

Isto acontece porque o microfone toca no cabelo. 

O movimento das roupas

Tecidos que esvoaçam, saltos de sapato, bombazina enrugada... há muitos sons que vêm das roupas e sapatos que os utilizadores de aparelhos auditivos se podem ter esquecido.

É necessário que o utilizador leve o seu tempo a adaptar-se para estar ciente da sua roupa e dos seus próprios passos - e talvez não usar o casaco de chuva impermeável barulhento nos primeiros dias de utilização do aparelho auditivo. 

Sons da Cidade

As cidades estão repletas de sons característicos: carros, motos, elétricos, comboios, buzinas, etc.

Para quem viveu com perda auditiva algum tempo, estes sons podem ter ficado esquecidos, ou pelo menos a sua intensidade.
Voltar a deambular pela cidade com os novos aparelhos auditivos pode ser desafiante inicialmente. Embora estes sons possam parecer perturbadores ao início, gradualmente irá habituar-se ao novo mundo do som.

O som do tempo a passar

Se o Tic Tac do relógio era impercetível antes de usar aparelhos auditivos, vai passar a ser mais um som do seu quotidiano.
Vai ficar surpreendido com a facilidade que terá em distinguir este suave som.

A comer

Quem diria que morder, mastigar e engolir podia ser tão barulhento? Para os novos utilizadores de aparelhos auditivos, este é um dos sons mais surpreendentes, a que ao longo do tempo se vão voltar a habituar.

Vento

Para utilizadores de aparelhos auditivos, o som do vento pode ser incómodo. Isto porque ao bater nos microfones, o vento provoca ruído.
A pensar neste desafio, a Widex criou o Sistema de Atenuação do Ruído do Vento. Este sistema diminui consideravelmente o impacto do vento nos aparelhos auditivos e permite que os seus utilizadores possam usufruir de atividades ao ar livre confortavelmente.

A voz

Semelhante aos sons da alimentação, o efeito de oclusão pode tornar a voz bastante diferente quando se é utilizador de aparelhos auditivos. Pode fazê-la soar muito alto, ou como se se estivesse a falar num barril.

A estranheza inicial irá passar com o tempo. Ler em voz alta pode ser uma excelente forma de se habituar à sua voz mais rapidamente.

Sons Domésticos

O frigorífico, a máquina de lavar roupa, o ar condicionado ou a máquina de lavar louça, produzem muitos sons que pode ter deixado de ouvir ao longo do tempo.
Irá ser surpreendido com os sons da sua casa, mas com o tempo irá habituar-se aos mesmos.

O início do seu processo de Reabilitação Auditiva é uma redescoberta do mundo dos sons. Partilhe as suas dúvidas e dificuldades com o seu audiologista e este ajudá-lo-á na adaptação à nova realidade.