As pilhas de zinco-ar são descartáveis e precisam de ser substituídas quando se esgotam. Estão disponíveis em quatro tamanhos diferentes, facilmente identificáveis através de um sistema de cores padronizado em todas as marcas:
Os aparelhos auditivos com pilhas descartáveis precisam de substituição frequente, que pode variar de alguns dias até duas semanas, dependendo do modelo
As pilhas descartáveis podem durar mais tempo com alguns cuidados simples.
A vida útil das pilhas de zinco-ar pode ser reduzida quando expostas ao dióxido de carbono libertado por sistemas de aquecimento. Assim, ventilar regularmente os espaços interiores, sobretudo no inverno, ajuda a preservar a autonomia das pilhas.
Outra recomendação importante: Espere cerca de um minuto após remover a etiqueta adesiva antes de inserir a pilha no aparelho. Isso permite uma ativação completa em contacto com o oxigénio.
A maioria dos aparelhos auditivos emite um sinal sonoro quando a pilha está fraca. Também pode notar uma diminuição na qualidade do som ou falhas no funcionamento.
Os aparelhos auditivos mais recentes permitem consultar o nível da pilha através da aplicação para o telemóvel.
Se está a ponderar comprar aparelhos auditivos, é importante considerar a sua rotina diária, hábitos de utilização e nível de autonomia pretendido.
Os aparelhos auditivos recarregáveis são especialmente indicados para pessoas com uma vida ativa, que utilizam frequentemente funcionalidades como streaming de música ou chamadas mãos-livres. Oferecem a conveniência de um carregamento simples, geralmente durante a noite, eliminam a necessidade de substituir pilhas e são uma solução prática e sustentável no dia a dia.
Já os aparelhos auditivos a pilhas continuam a ser uma opção fiável para quem valoriza simplicidade e flexibilidade. São particularmente úteis para pessoas que passam longos períodos fora de casa, viajam com frequência ou preferem não depender de uma fonte de energia elétrica. A substituição ocasional das pilhas é rápida e permite manter os aparelhos sempre prontos a utilizar.
Em ambos os casos, a escolha deve ser feita com o apoio do seu audiologita, garantindo que a solução se adapta não só ao estilo de vida, mas também às necessidades auditivas específicas de cada pessoa.