O som de apito nos aparelhos auditivos é conhecido como microfonia (feedback). Ocorre quando o som amplificado sai do ouvido e é novamente captado pelo microfone do próprio aparelho, sendo reamplificado.1
É importante não confundir este fenómeno com o zumbido (tinnitus), que é um som percecionado no interior do ouvido e não está relacionado com o funcionamento do aparelho.
A boa notícia? A microfonia é comum e, na maioria das situações, fácil de corrigir.
De seguida, explicamos as principais causas.
Os canais auditivos podem alterar-se ao longo do tempo, por exemplo, devido a variações de peso ou ao envelhecimento natural. Quando o molde deixa de se ajustar corretamente, o som pode escapar e provocar microfonia.
Solução
Considere a adaptação de novos moldes auriculares para garantir um ajuste confortável e eficaz. O ideal é consultar o seu audiologista, que avaliará a melhor opção para o seu caso.
A presença de cerúmen (cera) no canal auditivo pode fazer com que o som “ricocheteie” e volte ao microfone do aparelho, originando o apito.
Solução
Marque uma consulta com o seu médico otorrinolaringologista para remoção da cera de forma segura.
Em alguns aparelhos auditivos, o tubo que liga ao molde pode endurecer, encolher ou rasgar com o uso. Isto compromete o ajuste e permite a fuga de som, causando feedback.
Solução
Agende uma visita ao seu centro auditivo Widex para substituição do tubo. É uma intervenção simples e rápida.
Aumentar excessivamente o volume pode fazer com que o som seja reencaminhado para o microfone, provocando o apito.
Solução
Reduza ligeiramente o volume.
Os aparelhos auditivos mais recentes incluem tecnologias avançadas de controlo de microfonia, mas se sentir necessidade constante de aumentar o som, fale com o seu audiologista para ajustar corretamente a programação dos seus aparelhos auditivos
Se utiliza aparelhos auditivos há pouco tempo ou mudou de modelo, é normal precisar de um período de adaptação. Uma incorreta inserção do aparelho auditivo pode permitir a fuga de som.
Solução
Siga estas boas práticas:
A sua audição pode mudar ao longo do tempo. Quando isso acontece, o ajuste e a amplificação do aparelho podem deixar de ser os mais adequados, favorecendo o aparecimento de microfonia.
Solução
Poderá ser necessário:
Componentes internos, como microfones, amplificadores ou recetores, podem sofrer desgaste ou danos devido ao uso diário, falta de manutenção ou pequenos acidentes.
Solução
Contacte o seu audiologista para verificar se é necessário ajuste técnico ou reparação. Evite tentar resolver o problema sozinho.