A audição humana funciona ao capturar ondas sonoras no ar e convertê-las em sinais elétricos que são enviados para o cérebro.
Isto significa que, enquanto os nossos ouvidos percebem os sons, é o cérebro que os processa. Utilizando o que é conhecido como audição binaural, os nossos ouvidos trabalham em conjunto para nos ajudar a localizar a origem dos sons, captar pequenas diferenças de tom e frequência e filtrar o ruído de fundo.
É isto que nos proporciona uma experiência auditiva clara.
Agora, imagine que só tínhamos um ouvido. Perderíamos a capacidade de localizar com precisão a origem dos sons. Isto pode ser particularmente problemático em ambientes ruidosos, onde já é difícil distinguir diferentes sons e concentrar-se nos que realmente importam.
Depender de apenas um ouvido também pode levar a um maior esforço do cérebro, que terá de trabalhar mais para processar os sons. Com o tempo, isto pode resultar em fadiga e até declínio cognitivo.
O uso de dois aparelhos auditivos pode ajudar a imitar essa experiência de audição binaural, fornecendo ao cérebro entrada sonora de ambos os ouvidos e resultando num som mais natural.