BLOG WIDEX

Terão os aparelhos auditivos entrado na era da conectividade?

“Hoje em dia quando compra aparelhos auditivos, não está apenas a comprar algo que o ajuda a ouvir, está a comprar um dispositivo que o ajuda a conectar-se ao mundo virtual e real”, diz o especialista em audiologia Oliver Townend. “Agora é possível transmitir o som dos gadgets que utiliza todos os dias diretamente para os seus ouvidos, através dos seus aparelhos auditivos”.

A maioria das pessoas sabe que a qualidade de som dos aparelhos auditivos tem vindo a melhorar ao longo dos anos, mas o que muitos não sabem é que agora eles oferecem outro benefício: a conectividade. O mundo entrou numa era de conectividade e a indústria auditiva está na vanguarda.

Estas são algumas das inovações recentes na indústria auditiva:

  • Aparelhos auditivos feitos para iPhone que permitem transmitir músicas e chamadas telefónicas diretamente para os aparelhos auditivos;

  • Uma app intuitiva que permite ajustar o som e personalizar programas específicos para cada ambiente sonoro;

  • Um dispositivo que permite ouvir o som da TV através dos seus aparelhos auditivos, enquanto outras pessoas ouvem pelos altifalantes;

  • Um pequeno comando que permite controlar os aparelhos auditivos a partir do seu bolso;

  • Um dispositivo ultracompacto que permite transmitir chamadas diretamente para os seus aparelhos auditivos.

A vantagem dos aparelhos auditivos para o iPhone

Quando a Apple lançou a primeira geração do iPhone, em 2007, a maioria não previa o quanto os smartphones iriam revolucionar a maneira como interagimos com o mundo à nossa volta. Atualmente, os smartphones fazem parte da rotina diária da maioria das pessoas. Um estudo recente do Pew Research Center mostra mesmo que 72% dos americanos possuem smartphone.

Mas um smartphone só é inteligente se o seu utilizador puder ver e ouvir. Assim, a Apple criou opções de acessibilidade para pessoas com perda auditiva, deficiências visuais e problemas motores.

Para os utilizadores de aparelhos auditivos, estas opções incluem:

  • Emparelhamento dos seus aparelhos auditivos com o seu smartphone;

  • Controlo de volume, streaming direto e predefinições de áudio.

Com as apps, a conectividade com os iPhones está um passo mais à frente, especialmente tendo em conta a capacidade de controlar os aparelhos auditivos e de criar configurações de som personalizadas e adequadas ao ambiente envolvente.

 Conecte-se ao mundo real e virtual

É importante ter em conta que as funções de conectividade e os acessórios existentes não alteram a função principal dos aparelhos auditivos: ajudar as pessoas a ouvir melhor. A verdade é que as novas tecnologias ajudaram os aparelhos auditivos a tornarem-se ainda melhores na distinção de sons em ambientes ruidosos.

Isso é visível nas mais recentes tecnologias auditivas, que oferecem:

  • Melhor captação sonora, que permite ouvir desde os sons mais baixos até aos sons mais elevados com conforto. Para que não perca nenhum detalhe;

  • Redução do ruído do vento, para permitir ouvir as conversas mesmo em ambientes mais ventosos;

  • Deteção automática de sons, para garantir que ouve o som certo no momento certo e no lugar certo.

A combinação de um som de qualidade com as várias possibilidades de conectividade coloca os aparelhos auditivos entre as melhores tecnologias desenvolvidas, hoje em dia, diz Townend. “Com a mais recente tecnologia na área da audição, pode estar ligado ao mundo real e virtual, em qualquer momento e em qualquer lugar”.