Read our blog posts below

Tenho zumbido/acufeno?

Porque estão os meus ouvidos a zumbir? Qual é a causa para este som de zumbidos nos meus ouvidos? Os meus ouvidos não param de zunir - o que se passa comigo?

Quando tem um som nos seus ouvidos e não sabe de onde este veio, torna-se preocupante e pode ser mesmo avassalador. Ou ainda pior, se o stress e a falta de sono que este causa podem transformar um simples aborrecimento numa condição debilitante.

É muito provável que sofra de zumbido/acufeno.

O que é o zumbido/acufeno?

O zumbido/acufeno não é uma doença, mas um sintoma que advém de uma série de causas subjacentes. Esse zumbido ou ruído pode ser gerado pelo seu sistema nervoso ou pelo seu cérebro.
Quando tem uma perda auditiva, o seu cérebro tende a compensar criando o seu próprio ‘ruído de fundo’. A maioria das pessoas que sofrem de zumbido/acufeno tem alguma forma de perda auditiva associada aos nervos que lidam com a audição. Algumas formas de zumbido/acufeno podem estar relacionadas com o movimento dos músculos perto do ouvido ou com problemas de circulação sanguínea na cara ou pescoço. Por si só, ter o zumbido/acufeno não é um sinal de que haja um problema médico grave.

O que causa o zumbido/acufeno?

Existem muitas coisas que podem despoletar o zumbido/acufeno, mas este é sobretudo causado por um forte ruído que danifica as células delicadas do seu ouvido interno.  Como alternativa, o stress, envelhecimento, hipertensão arterial e mesmo o excesso de cerúmen (comummente chamada de cera) podem despoletar o zumbido/acufeno. O mesmo pode suceder com a toma em excesso de aspirinas, antibióticos, álcool e cafeína.

Existe uma cura para o zumbido/acufeno?

Embora os fabricantes possam afirmar que esta existe, não existe de facto uma cura para o zumbido/acufeno. Existem contudo, muitas formas de o tratar. Uma dos caminhos mais comuns é recorrendo ao som amplificado.  O som dos aparelhos auditivos, a música, ou os geradores de ruídos agradáveis, ajudam a minimizar o contraste entre o zumbido na sua cabeça e o ambiente que o rodeia.  O método de aconselhamento único da Widex, a Terapia Zen, baseia-se no aconselhamento, na amplificação, nos tons fractais agradáveis e em exercícios de relaxamento.

Onde posso encontrar um sistema de som amplificado para tratar o zumbido/acufeno?

Embora não hajam drogas ou procedimentos cirúrgicos que se conheçam como sendo eficazes no tratamento do zumbido/acufeno, são muitas as pessoas que beneficiaram de terapias específicas de controlo do zumbido/acufeno que incluem música suave, aconselhamento e técnicas de relaxamento, todas elas parte integrante da terapia de Tratamento Zen da Widex.
A Terapia Zen Widex combina estimulação sonora, aconselhamento, redução de stress e amplificação para ajudar a diminuir o ruído irritante do zumbido/acufeno.
Pode ajudá-lo a reduzir o stress, a ultrapassar as dificuldades em dormir e a reduzir a compensação por parte do cérebro devido a déficits auditivos.