BLOG WIDEX

Tem a sensação de ouvido entupido? Saiba o que pode estar em causa

27-02-2020
22-06-2020

São várias as razões que poderão estar na origem da sensação de ouvido entupido, assim como também existem diferentes formas de tratar o problema.
Partilhamos consigo algumas delas.

 

Ter os ouvidos entupidos não é uma sensação agradável, de todo. O som fica abafado, tal como acontece quando viaja de avião ou quando lhe entra água para os ouvidos.

Se a sensação persistir mesmo após viagem ou o mergulho na piscina, então convém estar atento a outros fatores, até porque, há uma grande diferença entre o ouvido entupido que dói e o que não dói. Por isso, qual é exatamente o seu caso?

Tem os ouvidos entupidos e doem-lhe

Neste caso, poderá estar perante uma infeção nos ouvidos. As infeções nos ouvidos são muito comuns e podem ser causadas por diversos fatores, incluindo sinusite, excesso de muco, alergias e até o vício de fumar.

Ouvidos entupidos devido a uma infeção ligeira duram, normalmente, uma ou duas semanas. No entanto, se os problemas estiverem relacionados com o ouvido interno, poderão durar mais tempo.

Infeções ligeiras no ouvido têm tendência a resolverem-se por si mesmas, sendo que poderá aliviá-las com analgésicos (como o ibuprofeno ou acetaminofeno), gotas ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

Se a dor e o entupimento não melhorarem após uma ou duas semanas, é aconselhável procurar um médico para avaliar a situação.

Importa ainda saber que as infeções mais graves do ouvido interno poderão, potencialmente (e em casos raros), ser seguidas por meningite, rompimento do tímpano ou perda auditiva.


Tem os ouvidos entupidos e não lhe doem

Se tem os ouvidos entupidos, mas não sente qualquer dor, a probabilidade de ter excesso de cera nos ouvidos é elevada. Apesar de a cera funcionar como uma barreira protetora dos ouvidos - uma vez que protege o ouvido contra sujidades e bactérias, garantindo que não passam pelo canal auditivo (protegendo, assim, os tímpanos) - também pode causar sintomas de infeção, zumbido, vertigem ou mesmo tosse. 

Tudo isto pode afetar sua audição. Aliás, se a cera não for removida, poderá mesmo causar perda auditiva.

Por que razão fica com os ouvidos entupidos?

Todos nós produzimos diferentes quantidades de cera por diferentes razões. Por exemplo, para algumas pessoas, a natação causa um aumento significativo na produção de cera. Neste caso, a probabilidade de sentir os ouvidos entupidos é mais do que o habitual.

Também os aparelhos auditivos ou tampões para os ouvidos tendem a impedir que a cera seja expelida naturalmente e também podem potenciar um efeito de oclusão.

Portanto, se é uma pessoa com tendência a produzir muita cera nos ouvidos, seja porque pratica natação, seja porque usa aparelhos auditivos ou tampões, então é importante que limpe os ouvidos com alguma regularidade. E como é que o deve fazer?

Como limpar um ouvido entupido com cera?

Apesar de ser tentador usar um cotonete ou o canto de uma toalha, é importante que não o faça. Cotonetes e cantos de toalhas podem, efetivamente, piorar a situação.

Se tem os ouvidos entupidos, a melhor solução é procurar um médico otorrinolaringologista para proceder à limpeza dos seus ouvidos.

Ainda assim, se sentir que os seus ouvidos continuam entupidos mesmo depois de limpos e continuar a não sentir qualquer dor, então poderá estar perante os primeiros sintomas de perda auditiva. Se for essa a situação, é aconselhável que faça um teste auditivo online gratuito com um profissional de saúde auditiva.


CONSULTE OS ESPECIALISTAS
EM AUDIÇÃO
DÊ OUVIDOS À WIDEX

Atendendo à situação a nível nacional com o COVID-19,informamos que poderá optar por fazer a sua consulta presencial ou sem sair de casaatravés de teleconsulta. 

Preencha o formulário e entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.

Preencha o formulário e marque uma Consulta Gratuita

*
*