Read our blog posts below

Surdez Unilateral - O que precisa de saber

A Surdez Unilateral (SSD), ou uma perda auditiva significativa num dos ouvidos, afeta 60.000 pessoas por ano, só nos Estados Unidos. De acordo com um estudo realizado por médicos no Reino Unido, a conscientização em relação à SSD é limitado até mesmo na comunidade dos médicos:
“A conscientização em relação à SSD e os seus sintomas é inevitavelmente baixa… Isto dá azo a que hajam indicações ou diagnósticos limitados ou arrastados no tempo levando a falhas no apoio aos pacientes.”
Aqui ficam os factos:
O que é a Surdez Unilateral? 
A Surdez Unilateral (SSD) implica um dano significativo na audição de um dos ouvidos. As pessoas com SSD podem ter dificuldades em compreender a fala pois não conseguem separar o ruído de fundo do ruído que desejam ouvir e não conseguem ouvir de um lado - o que torna difícil localizar os sons.

Como são afetadas as pessoas que sofrem de Surdez Unilateral?
A Surdez Unilateral (SSD) pode dar a origem a problemas no trabalho e em casa. Num estudo realizado no Reino Unido, 24% das pessoas com SSD tiveram que desistir dos empregos. Outros relataram sentimentos de isolamento e exclusão social.

Existe uma cura para a Surdez Unilateral?
Embora não haja uma cura para a SSD, estão disponíveis opções para ajudar aqueles que sofrem desta condição.
Aqui ficam três das mais comuns:
CROS: Os sistemas Widex CROS transmitem o som sem fios do ouvido surdo para o melhor ouvido através de um transmissor que é colocado por trás do ouvido surdo. O transmissor capta o som e transmite-o sem fios para o aparelho recetor colocado no ouvido com uma audição normal. Esta solução é discreta e requer um procedimento de adaptação não invasivo.
BiCROS: O BiCROS é semelhante ao CROS, mas foi concebido para aqueles que são surdos num ouvido e que têm uma deficiência auditiva no outro ouvido. Neste caso, o aparelho recetor também amplifica o som no ouvido com melhor audição, igualando assim, o grau de perda auditiva neste ouvido.

BAHA: O sistema BAHA é um dispositivo auditivo osteointegrado semi-implantável. É instalado através de um procedimento cirúrgico e é mais visível que os sistemas sem fios CROS e BiCROS.

Como é que os sistemas CROS E BiCROS ajudam as pessoas com Surdez Unilateral?
O sistema CROS e BiCROS ajuda as pessoas com SSD a melhor localizar sons e a distinguirem o ruído de fundo. Num estudo recente levado a cabo pela Widex, os investigadores descobriram que as situações específicas nas quais os sujeitos de teste avaliaram de forma mais significativa as melhorias verificadas com o CROS, foram quando estavam a seguir uma conversa na presença de ruído de fundo, a ter uma conversa enquanto conduziam um carro e quando participaram em conversas em grupo.

Marque uma consulta grátis em www.widex.pt ou ligue grátis para o 800 200 434 e saiba mais sobre as soluções CROS e BiCROS.