Read our blog posts below

Porque estão os meus ouvidos a zumbir?

Talvez tenha ocorrido no dia a seguir a ter assistido a um concerto barulhento um zumbido inexplicável nos seus ouvidos que simplesmente não desaparece.
Ou talvez tenha começado depois de estar exposto a um forte ruído repentino, como um tiro, uma explosão ou mesmo fogo de artifício. 

Talvez esse zumbido nos ouvidos tenha começado quando tomou uma aspirina, antibióticos ou Iboprufeno.

Mas até pode ser algo que já acontece há algum tempo, estando por vezes mais ou menos intenso.  E talvez até nem seja tanto um zumbido, mas mais um zunido, um silvo, um tilintar, ou assobio nos ouvidos.  Por vezes, pode até soar como um rugido baço.

É exasperante, e você não consegue deixar de perguntar a si próprio:  Porque estão os meus ouvidos a zumbir?

Muitos pessoas sentem um zumbido nos ouvidos de vez em Quando

Os sons irritantes que está a ouvir são um sintoma de zumbido/acufeno. A boa notícia é que raramente se trata de um problema médico mais grave, e muito menos que esteja a ficar surdo.
Para muitas pessoas, o zumbido/acufeno é um problema temporário. O zumbido nos ouvidos vai desaparecer uns dias após o concerto, ou assim que deixar de tomar uma medicação específica.  Cortar na cafeina, no álcool, fumar menos ou estar exposto a menos stress também pode ajudar.

Porém, existem pessoas que sofrem de zumbido/acufeno crónico, o que é bastante comum em músicos, polícias, militares no ativo ou mesmo reformados e em pessoas acima dos 50 anos de idade.  Até 15% da população mundial sofre de zumbido/acufeno. Você também?

Porque estão os meus ouvidos a zumbir?

O zumbido/acufeno está ligado à perda auditiva em pelo menos 90% dos casos. Quando alguém tem uma perda auditiva ligeira a severa, o seu cérebro torna-se menos capaz de ouvir o mundo que rodeia, começando a gerar o seu próprio ruído para compensar esta falha.

O zumbido, zunido, silvo ou tilintar que está a ouvir é o som do seu próprio cérebro a aumentar a atividade para compensar a perda de som externo.

O que devo fazer em relação ao zumbido nos ouvidos?

Se o seu zumbido/acufeno não desaparecer após alguns dias, marque uma consulta com o seu otorrinolaringologista ou audiologista.

Poderá ser preparado um programa que o pode ajudar, que pode ir desde técnicas de relaxamento a programas especiais de tons musicais que vão ajudar a distrair e reeducar o seu cérebro. (o programa ZEN da Widex, por vezes chamado de ‘spa para os seus ouvidos’, funciona bem para muitas pessoas que sofrem de zumbido/acufeno.)

Não se deixe enganar por esquemas que prometem a cura para zumbido/acufeno através da toma de um simples comprimido. 

Um aparelho auditivo pode oferecer alívio do zumbido/acufeno

Se tem uma perda auditiva, um aparelho auditivo pode ajudá-lo a desfrutar melhor do mundo que o rodeia e ajudar a minimizar os efeitos do zumbido/acufeno.

Os aparelhos auditivos já não são aqueles dispositivos enormes e feios que existiam há uns anos atrás. Actualmente, na sua maioria, são pequenos e cabem dentro do ouvido ou então são colocados discretamente por trás do mesmo.  Até pode arranjar aparelhos auditivos com cores vivas e juntar-lhes acessórios de apoio à escuta.

Visite o nosso site e encontre o centro Widex mais próximo que o possa ajudar a aliviar os zumbidos nos ouvidos e a ouvir as conversas, música e todas as outras coisas boas no mundo.