BLOG WIDEX

Porque é que alguns sons nos assustam?

29-10-2019
29-10-2019

Talvez possa pensar que não se assusta facilmente. No entanto, quando se trata de sons assustadores, é inevitável. A explicação deve-se ao facto de ser algo que está inserido no nosso código genético.

O Dia das Bruxas (Halloween) está quase a chegar! E, apesar de as máscaras e abóboras poderem ser assustadoras o suficiente, os sons do Halloween podem realmente assustar-nos ainda mais que as imagens. Se o som é vibração, então, por que é que algumas dessas vibrações nos provocam um pânico instantâneo?

Parece que tudo tem a ver com o nosso código genético e a nossa biologia interna. O nosso cérebro evoluiu para aquilo temer aquilo que chamamos os sons não lineares. Os sons não lineares são ondas sonoras que possuem uma amplitude muito alta e um volume mais elevado em comparação com outros sons aos quais estamos habituados a ouvir todos os dias. Este tipo de sons geralmente possuem alterações de frequência, harmonias não padronizadas ou caos e ruído, podendo ser reproduzidos através da alteração abrupta da frequência de instrumentos acústicos.

Os sons não lineares, tais como o choro de um animal ou um grito humano, são assustadores porque se estendem para lá da capacidade normal das cordas vocais. E o nosso cérebro evoluiu para entender a anormalidade desses sons. Então, sabemos imediatamente que algo está errado ou que há perigo por perto.

De facto, os nossos cérebros reagem a esses sons tão rapidamente que até o nosso próprio cérebro não sabe o que está a acontecer até que tenhamos uma reação física. Este é simplesmente um mecanismo de sobrevivência.

SABIA QUE?

A audição é um sentido mecânico que percorre apenas cinco nervos antes de ter uma reação. O processo terminou antes que o cérebro realmente se desse conta do que acabou de acontecer.

Um extenso estudo mostrou que os filmes, em particular os de terror, estão repletos de sons não lineares que têm como objetivo tornar o que estamos a assistir ainda mais cativante e imersivo.

Os cineastas usam intencionalmente sons não lineares para nos assustar? Quase de certeza. Mas uma coisa é certa: mesmo que as imagens possam ser assustadoras, a nossa biologia evolutiva faz-nos ter ainda mais medo de certos sons.

Se se assusta facilmente, não se esqueça de silenciar ou diminuir o volume do som da sua televisão ou computador durante as cenas mais intensas e assustadoras dos filmes de Halloween... e divirta-se!