BLOG WIDEX

Os melhores aparelhos auditivos: 5 questões a considerar

09-06-2021
21-09-2021

Está à procura do melhor aparelho auditivo do mercado? Antes de lhe dizermos qual é, importa saber que o melhor aparelho auditivo para si dependerá sempre do grau da sua perda auditiva, das suas necessidades e do seu estilo de vida. Portanto, vamos analisar o que precisa de considerar para encontrar a combinação perfeita.


Qual o grau da minha perda auditiva?

A perda auditiva é única. Tanto pode ter uma audição ligeiramente reduzida num ouvido ou pode ter uma perda auditiva severa em ambos os ouvidos. Este é um fator importante a ter em consideração na escolha do aparelho auditivo, pois quanto mais severa for a perda auditiva, mais potência precisará no aparelho auditivo. E esta questão, por sua vez, vai influenciar o tamanho e os modelos a escolher.

Lembre-se, contudo, que só um audiologista poderá avaliar o grau da sua perda auditiva e avaliar qual o aparelho auditivo mais adequado para o seu caso específico. Na Widex, temos uma equipa de audiologistas certificados que o acompanhará ao longo do seu processo de reabilitação auditiva.

 

Que tamanho e estilo funcionaria para mim?

Os aparelhos auditivos têm uma variedade de estilos, tamanhos e cores diferentes. Em conjunto com o seu audiologista poderá identificar qual o estilo de aparelho auditivo que melhor se adapta às suas necessidades.

Ainda assim, gostaria de ter um aparelho auditivo discreto? Ou essa não é uma questão que o preocupa? O aparelho auditivo retro auricular (BTE), ou aparelho auditivo externo, é colocado atrás da orelha, assim como o RIC (recetor no canal auditivo). Os RICs, no entanto, são menores.

O aparelho auditivo interno ou CIC (totalmente no canal) fica diretamente no canal auditivo e é muito difícil de ver, isto é, é mesmo muito discreto. Pode obtê-los em cores diferentes para combinar com seu tom de pele.

Também é importante considerar o manuseio dos aparelhos auditivos. Se tiver problemas de destreza, pode ser mais fácil para si manusear um aparelho auditivo BTE do que os pequenos RICs ou os minúsculos CICs.

 

O que preciso?

O que precisa é de ouvir melhor. Quanto a isso não há dúvidas. Ainda assim, pode escolher aparelhos auditivos que simplesmente ajudam a melhorar sua audição ou aparelhos auditivos que, além de o ajudarem a ouvir melhor, transmitem som diretamente da TV, rastreiam os seus níveis de atividade, ajudam a personalizar o som via Inteligência Artificial. É importante, por isso, analisar o seu estilo de vida e escolher o aparelho que mais se adequa às suas necessidades. Costuma assistir a séries? Vai correr todos os dias? Está interessado em novas tecnologias e sabe operar o seu smartphone de olhos fechados? Ou talvez esteja apenas interessado em ouvir melhor as conversas ao seu redor?

Além disso, há outros fatores a considerar, tal como a sua mobilidade e se mora longe de um profissional de saúde auditiva. Alguns aparelhos auditivos podem ser ajustados remotamente por meio de streaming de vídeo, portanto, não vai precisar de visitar pessoalmente o profissional de saúde auditiva para obter um ajuste. Se mora longe de um, isso pode ser uma grande vantagem.

 

Que fonte de energia gostaria de ter nos seus aparelhos auditivos? 

Existem três formas de alimentar os seus aparelhos auditivos: através de pilhas descartáveis, baterias recarregáveis e tecnologia de célula de combustível.

A pilha para aparelho auditivo precisa de ser trocada de quando em quando e pode ser difícil de manusear, especialmente se tiver problemas de visão ou de destreza. Neste caso, talvez seja mais vantajoso para si optar por uma solução mais flexível.

O aparelho auditivo recarregável, por sua vez, é mais simples de manusear. Pode usá-lo durante o dia e carregá-lo à noite, desde que tenha uma tomada elétrica - e se lembre de carregá-lo! Trata-se, portanto, de uma bateria para aparelho auditivo.

A tecnologia de célula de combustível é a abordagem mais recente para carregar aparelhos auditivos inteligentes. Com a tecnologia de célula de combustível, carrega uma célula de combustível em vez de carregar uma bateria. E em vez de um carregador ligado a uma tomada elétrica, ligará o aparelho auditivo a uma unidade de recarga fora da rede. A célula de combustível pode ser carregada em 20 segundos e durar 24 horas, por isso é especialmente útil se for uma pessoa ativa que vive ao volante - ou se tiver problemas de destreza ou de memória.


Como está o som?

Em relação a esta questão, a nossa sugestão é que opte por um aparelho auditivo que lhe permita ouvir um som nítido e que seja o mais próximo possível da realidade - sem qualquer distorção.

Alguns aparelhos auditivos possuem ainda recursos para se adaptarem a diferentes ambientes sonoros. É o caso, por exemplo, do Widex Moment, o melhor aparelho auditivo do mercado do momento.

Este aparelho de topo da Widex faz uso de inteligência artificial para o ajudar a personalizar o som, é muito discreto e elegante e foi especialmente desenhado para melhorar a sua qualidade de vida. Quer experimentá-lo? Venha à Widex!