BLOG WIDEX
Este presente no jantar de Natal

Esteja presente no jantar de Natal

Sabemos que ouvir uma conversa durante um jantar de família pode ser difícil - especialmente se tiver perda auditiva. Na época do Natal juntamos a família e amigos e esses encontros podem se desafiantes e cansativos para quem tem perda auditiva.

 

Felizmente, a mais recente tecnologia dos aparelhos auditivos permite-lhe estar presente nestes momentos em família, com a qualidade desejada.

Se tem aparelhos auditivos, é importante usá-los durante o seu jantar de Natal. Pode até pensar que com todo o ruído característico de uma festa ou de um jantar em família, os aparelhos auditivos iriam apenas amplificá-lo, mas muito pelo contrário. Os aparelhos auditivos modernos não são simples amplificadores de som, estão desenvolvidos para ajudá-lo a filtrar todo o ruído de fundo e ajudá-lo a concentrar-se no diálogo.

Duas características de aparelhos auditivos, que são ativadas em ambientes ruidosos:

  • Realçar a fala - Os aparelhos auditivos Widex reduzem o ruído usando um intensificador de fala. Essa tecnologia funciona para reduzir o ruído de fundo, ajudando-o a concentrar-se no que precisa realmente de ouvir.

  • Microfones direcionais - os microfones direcionais ajudam a reduzir a quantidade de ruído que á captada pelos seus aparelhos auditivos. Em ambientes ruidosos, como numa grande mesa de um jantar familiar, o sistema irá captar o mínimo de ruído possível. Se o ruído estiver localizado atrás de si, os microfones direcionais adaptar-se-ão para captar o som à sua frente e minimizar este ruído.

 

Ajude os seus convidados com perda auditiva

Talvez não tenha perda auditiva, mas um de seus convidados pode ter. Aqui ficam algumas dicas para ajudar os seus convidados a disfrutar da festa:

  • Música de fundo – todos adoramos uma boa música de Natal, mas quando estes sons estão no fundo das conversas de mais de 20 pessoas, ninguém consegue ouvir. Considere baixar a música de fundo, ou desligá-la completamente, quando os convidados estiverem a socializar. As pessoas tendem a falar mais alto para serem ouvidas, por isso a sua música pode de facto tornar a festa ainda mais ruidosa.

  • Lavar os pratos - lave a louça depois de os convidados saírem. Para pessoas com perda auditiva, o barulho dos pratos da cozinha pode ser uma distração da conversa do jantar. Aproveite o tempo para estar com os seus convidados, ao invés de se preocupar com a limpeza!

  • Descanso - se sabe que um de seus convidados tem perda auditiva, sente-o no lugar da mesa mais próximo daqueles com as vozes mais baixas. Sentá-lo ao seu lado pode também ser uma forma de o ajudar, uma vez que pode auxiliá-lo a melhor entender a conversa.

 

Fale sobre a “perda auditiva”

As épocas festivas são um bom momento para ter “a conversa” com amigos e familiares. Referimo-nos à conversa sobre perda auditiva e à necessidade de utilizar aparelhos auditivos. Se acha que o seu ente querido não consegue ouvir corretamente, pegue no seu smartphone ou tablet e incentive-o a fazer um teste de audição on-line. Este é um ótimo primeiro passo para ajudar alguém a perceber se sofre de perda auditiva.

Se por ventura não se sentirem confortáveis para fazer o teste, incentive-os a consultar um audiologista.