BLOG WIDEX

Conselhos para quem tem dificuldades auditivas e vai viajar

27-09-2019
29-10-2019

O seu destino de férias espera por si! Quer seja Nova Iorque, Tailândia ou Berlim, viajar faz-nos sair da nossa zona de conforto.

Mas viajar com perda auditiva não tem de ser mais complicado do que viajar com audição normal.
Bastam alguns cuidados na preparação da sua viagem e poderá aproveitá-la em pleno.

Antes da sua viagem

  • Consulte um especialista em audição e verifique se os seus aparelhos auditivos estão preparados para a viagem. Aproveite a consulta para saber mais sobre os acessórios de apoio à escuta ao seu dispor. Por exemplo, se está a pensar em ir à ópera, um sistema FM pode melhorar bastante a sua experiência e ajudá-lo a usufruir do espetáculo.
  • Ao reservar o seu lugar no avião, escolha um assento à frente e junto do corredor. Deste modo, será sujeito a menor ruído de fundo. Se quiser um lugar nas filas junto à saída de emergência, verifique a política da companhia aérea, pois algumas companhias não permitem que pessoas com dificuldades auditivas se sentem nessas filas.
  • Ao fazer as suas malas, inclua pilhas extras (ou um carregador), um kit de limpeza e um estojo de viagem para o seu aparelho auditivo. Se a sua viagem for de avião, leve consigo todos os itens na sua bagagem de mão. Assim, estará precavido no caso da sua bagagem se extraviar. Vai viajar para um destino quente ou húmido? Lembre-se de levar consigo um desumidificador. Também é aconselhável levar consigo um conversor de corrente/tomada para ter a certeza de que poderá recargar a bateria dos seus aparelhos auditivos e os acessórios DEX que escolher levar consigo.

Durante a sua viagem

  • Tenha sempre consigo as suas reservas e bilhetes impressos em papel ou descarregados no seu smartphone. Facilita o check-in e o embarque no seu voo.
  • Mantenha sempre colocados os seus aparelhos auditivos, deste modo não arrisca perder informações importantes. Porém, informe os assistentes de bordo ou as pessoas em seu redor acerca da sua perda auditiva. Estará a facilitar em muito a ajuda que lhe pode ser prestada e a não perder informações importantes sobre a viagem.
  • Se for viajar de autocarro ou comboio e o veículo não possuir informação visual acerca do nome das estações ou paragens, peça a alguém que esteja sentado ao seu lado para informá-lo quando se estiver a aproximar a sua paragem.

No seu destino
  • Quando for fazer uma excursão, os sistemas de escuta e guia FM podem ajudá-lo a ouvir os comentários dos guias turísticos. Peça ao seu operador turístico para usar um microfone transmissor, deste modo, poderá ouvir as informações através de frequência de rádio no seu aparelho auditivo.
  • Informe a receção do seu hotel acerca da sua dificuldade auditiva. Em caso de emergência, as equipas de socorro poderão alertá-lo corretamente para qualquer ocorrência.
  • Faça download de um mapa para o seu telefone ou imprima um em papel. Se tiver dificuldades em ouvir, será mais fácil obter as direções corretas e encontrar o que está à procura. Um mapa ajuda bastante.