BLOG WIDEX

5 curiosidades sobre audição e perda auditiva que vai gostar de conhecer

30-09-2020
30-10-2020

5 curiosidades sobre audição e perda auditiva que vai gostar de conhecer

Sabia que uma única exposição a ruídos altos pode causar danos auditivos permanentes? Ou que a cera o cerúmen funciona como uma barreira protetora, mantendo o ouvido limpo e saudável? Partilhamos algumas curiosidades sobre audição e perda auditiva que vai gostar de conhecer.


Ouvir, olhar, tocar, cheirar e saborear são gestos que nos permitem não só interagir com os outros, mas também reagir à riqueza dos estímulos oferecidos pelo mundo que nos rodeia. Perceber a correlação existente entre os diferentes sentidos e o seu modo de funcionamento pode ser um desafio, mas, ainda assim, não deixa de ser importante ir aprofundando o nosso conhecimento, nem que seja para sabermos cuidar melhor de cada um deles. Sobre a audição em particular, partilhamos algumas curiosidades.

 

5 factos interessantes sobre audição e perda auditiva

1. O cerúmen é uma proteção natural que mantém o ouvido limpo e saudável

Uma certa quantidade de cerúmen nos ouvidos é saudável para o nosso organismo. O cerúmen, vulgo cera de ouvido, é uma combinação de suor, células da pele e óleo que funciona como uma barreira protetora dentro do ouvido médio, mantendo a área limpa e saudável.

Apesar de funcionar como um filtro, há casos em que também pode ser um indicador de que algo não está bem com o ouvido. A cera húmida, por exemplo, pode ser um sinal de infeção no ouvido. Na origem desta secreção pode estar uma otite ou mesmo uma perfuração do tímpano, o que pode originar, entre outros sintomas, perda auditiva. Importa, por isso, consultar um especialista para avaliar o problema.

 

2. A perda auditiva não é exclusiva de pessoas mais velhas. A maioria dos casos ocorre em pessoas com menos de 65 anos

Pensar que a perda auditiva é exclusiva de pessoas mais velhas é um preconceito. Apesar de, com a idade, haver uma maior probabilidade de perda auditiva degenerativa, a verdade é que a maioria dos casos ocorre em pessoas com menos de 65 anos e devido a inúmeros fatores.

Sabia, por exemplo, que uma única exposição a ruídos altos (acima dos 140 decibéis) pode causar danos auditivos permanentes? Também a exposição regular a ambientes ruidosos pode contribuir para a perda auditiva e em qualquer idade. A este respeito, a evidência científica diz-nos que mais de 8 horas de exposição a 90 dB pode causar danos à audição.

 

Por isso, se tem sentido sinais de perda auditiva, é aconselhável que faça um teste auditivo. Lembre-se que um diagnóstico precoce pode ser essencial para a sua saúde auditiva a médio e longo prazo.

 

3. Nunca paramos de ouvir, mesmo quando estamos a dormir

A audição funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mesmo em estado de sono profundo, o nosso cérebro continua a interpretar as ondas sonoras captadas pelo canal auditivo. Quando acordamos a meio da noite devido a um ruído alto, é apenas o nosso cérebro a alertar-nos de que pode haver perigo.

 

4. A audição afeta diretamente o nosso equilíbrio

Quem já teve uma infeção no ouvido sabe o que é ter a sensação de falta de equilíbrio. Para perceber melhor este fenómeno, importa saber que o ouvido interno é uma estrutura complexa constituída por duas partes:

  • A cóclea (relacionada com a audição);
  • O sistema vestibular (relacionado com o equilíbrio).

O sistema vestibular, por sua vez, é constituído por dois repositórios cheios de líquido (o sáculo e utrículo) e por três canais semicirculares também cheios de líquido. Ambos reúnem informações a respeito da posição e movimento da cabeça, sendo que o cérebro interpreta essa informação para ajudar a manter o equilíbrio.

Se os canais semicirculares não estiveram a funcionar adequadamente, como quando há uma infeção do ouvido, é muito provável que possa sentir falta de equilíbrio. As vertigens, por exemplo, são outro dos sintomas associados a este problema.

 

5. Os aparelhos auditivos podem ajudar a prevenir o agravamento da perda auditiva

Os aparelhos auditivos ajudam-no a compreender melhor os sons e mantêm o seu cérebro ativo no que toca a todos os processos envolvidos no simples ato de ouvir. Evitar que estes processos entrem em declínio é fundamental não só para a sua saúde mental, mas sobretudo para impedir o agravamento de um cenário de perda auditiva.



O novo aparelho auditivo WIDEX MOMENT proporciona aos seus utilizadores um som natural, o mais parecido possível daquilo que se recorda como uma audição normal. Esta nova tecnologia pode estar muito perto daquilo que se considera ser a perfeição em reabilitação auditiva. 

Marque a sua consulta com um dos nossos audiologistas e experimente-o gratuitamente!