BLOG WIDEX

Conciliar máscara e Aparelho Auditivo: desafios e recomendações

27-08-2020
27-08-2020

Para quem sofre de perda auditiva, conciliar a máscara e o aparelho auditivo pode ser um verdadeiro desafio.
Fique a par de algumas recomendações que o podem ajudar a lidar com esta situação.


Em tempo de pandemia, algumas das medidas de prevenção no combate à propagação, como o uso de máscara ou o distanciamento social, são desafios que afetam todos, sobretudo quem sofre de perda auditiva.

 

Se, por um lado, é necessário lidar com o desconforto e com os riscos associados de prender a máscara nas orelhas quando se utiliza um aparelho auditivo, por outro, importa não esquecer que o uso de máscara abafa o som da voz e elimina a possibilidade de leitura labial, o que dificulta muito a comunicação e as rotinas de interação social.

 

Outro fator que pode dificultar ainda mais esta situação é a necessidade de afastamento de pelo menos 1,5 metros de outras pessoas. Para quem sofre de perda auditiva, a combinação destes dois fatores pode levar a uma grande sobrecarga emocional, promovendo estados de ansiedade e acentuando eventuais sentimentos de isolamento.

 

Se se revê neste cenário, partilhamos algumas dicas que o podem ajudar a fazer face a estes desafios.

5 dicas para facilitar o uso máscara com o seu aparelho auditivo

1. Escolha a máscara certa para si

Em vez dos elásticos que prendem nas orelhas (que, além do desconforto, podem aumentar o risco de perder o aparelho auditivo quando remove a máscara), algumas máscaras têm tiras que prendem em redor da cabeça, como é o caso, por exemplo, das N95 ou de algumas em tecido. Estes tipos de máscaras, além de facilitarem a sua colocação, não representam um risco para o seu aparelho auditivo.

 

2. Se não ouve claramente o que lhe dizem, peça para projetarem um pouco mais a voz

O uso de máscara e a distância social de 1,5 metros podem promover a dificuldade na comunicação. Quando estiver a conversar com alguém e não perceber claramente o que lhe dizem, peça para projetarem um pouco mais a voz ou mesmo falar mais devagar do que o habitual.

 

3. Utilize gestos simples

Muitas vezes, gestos simples podem ser muito úteis na comunicação. Por exemplo, um polegar para cima pode demonstrar satisfação ou significar uma resposta afirmativa; um aceno pode mostrar a uma determinada pessoa que está a cumprimentá-la ou a tentar chamar a sua atenção.

 

4. Escreva, quando não compreendido

Em contextos em que possa ter dificuldade em comunicar, escreva. Utilize um bloco de notas ou mesmo o seu smartphone. Quando não for possível, tente reformular aquilo que pretende dizer, usando frases simples e diretas.

 

5. Seja tolerante e resiliente

É importante reconhecer que estes são tempos difíceis e que é normal experienciar sentimentos de frustração e de angústia face às dificuldades de comunicação acrescidas. Mantenha-se calmo e tente encontrar estratégias para superar estas dificuldades. Procure apoio junto da família ou do seu grupo de amigos e lembre-se que os especialistas em audição da Widex estão sempre disponíveis para ajudar quando necessário.

 

Como evitar a perda do seu Aparelho Auditivo? 

A Widex tem disponível em todas as lojas um clip de segurança para proteger os seus aparelhos auditivos. Este dispositivo custa 9,99€ e é adaptável a todas as marcas de equipamentos auditivos.
Este clip vai garantir que mesmo que o aparelho caia não o perca. Pode ligar para o nosso número de apoio ou dirigir-se a um centro Widex perto de si.

Número Grátis: 800 200 434