BLOG WIDEX

Como tirar o máximo partido dos seus aparelhos auditivos em ambientes festivos.

16-07-2019
22-11-2019

Para muitas pessoas que sofrem de perda auditiva, as épocas festivas podem ser especialmente desafiantes. Embora os grandes encontros familiares sejam uma ótima oportunidade para conversar, podem levar a situações difíceis para quem sofre de perda auditiva.

Se usa aparelhos auditivos, é importante usá-los também em celebrações festivas. Pode pensar que com tanto barulho numa festa ou num jantar de família, os aparelhos auditivos apenas aumentariam o som, mas os aparelhos auditivos digitais modernos não são meros amplificadores de som. Eles são concebidos para filtrar o ruído indesejado – como o tilintar de pratos na cozinha ou música de fundo – e ajudá-lo a concentrar-se na fala.

Aqui estão algumas dicas para aproveitar melhor os momentos em épocas festivas:

Ambiente Sonoro

O ambiente sonoro tem um grande impacto para pessoas com perda auditiva. Alguns dos recursos do aparelho auditivo são particularmente importantes para ambientes de festa:

  1. O intensificador de fala - Esta tecnologia permite reduzir o ruído de fundo e ajuda-o a concentrar-se no que precisa ouvir.

     

  2. Encontre um lugar tranquilo - Distancie-se das pessoas que falem mais alto e cozinhas barulhentas e posicione-se na área mais silenciosa da sala. Desta forma, pode concentrar-se nas conversas.

     

  3. Posicione-se de forma a poder ver o maior número possível de faces, por exemplo, à cabeceira da mesa. Certifique-se também de que o ruído de fundo vem de trás, para que o seu microfone direcional trabalhe naquilo que precisa ouvir: a fala à sua frente.

     

  4. Fique perto de um amigo ou familiar - Encontre um amigo ou familiar com quem possa conviver na festa. Este pode ajudá-lo a sentir-se mais incluído na conversa e pode auxiliar repetindo as coisas que não percebe.

 

Diminua o volume e melhore a qualidade do som

O ruído de fundo afeta a audição, especialmente em ambientes mais ruidosos com conversas animadas e sons de fundo como o tilintar de loiça e copos. Quando o barulho aumenta, todos falamos mais alto, aumentando ainda mais o ruído. Este é um desafio para pessoas com perda auditiva. 

  1. Diminua o volume da música de fundo para que o nível de som global seja o mais baixo possível. Todos gostam de uma boa canção de Natal, mas quando essas canções se misturam com as conversas tornam o ambiente demasiado ruidoso e prejudicam a compreensão do que é dito.

     

  2. Evite o barulho dos pratos - Trate da loiça após a saída de todos. Para pessoas com perda auditiva, o barulho dos pratos da cozinha pode distraí-las da conversa no jantar.

     

  3. Desligue a televisão ou coloque-a noutra sala.

Deixe os olhos ajudarem os ouvidos

Quando olhamos para o rosto de outras pessoas enquanto falam, podemos ler melhor os lábios e interpretar gestos. A maioria dos aparelhos auditivos é direcional, por isso as pessoas que usam aparelhos auditivos têm dificuldade em ouvir algo que não estão a ver.

  1. Microfones direcionais - Os microfones direcionais têm como objetivo reduzir a quantidade de ruído de fundo que é processada pelos seus aparelhos auditivos. Em ambientes ruidosos o sistema trabalhará para captar o mínimo de ruído. Se o ruído estiver localizado atrás de si, os microfones direcionais irão adaptar-se para captar o som à sua frente e diminuir o ruído atrás de si, o que leva a uma melhor compreensão da fala.

     

  2. Garanta uma boa iluminação para poder ver os rostos dos seus amigos e familiares.

     

  3. Remova velas e decorações da mesa para ter certeza de que pode ver todos.

 

Ajude os outros a ajudá-lo

Se sofre de perda auditiva, saiba que as pessoas ao seu redor nem sempre sabem qual a melhor forma de o ajudar. Por isso, é importante que lhes chame a atenção e peça ajuda. Pense nisso: o seu anfitrião preparou o jantar e organizou tudo na esperança de uma noite agradável e bem-sucedida. Ajude os seus amigos e familiares e explique-lhes as suas necessidades para a festa correr da melhor forma possível.