BLOG WIDEX

Como comunicar bem ao telefone quando se tem problemas auditivos?

16-12-2020
18-02-2021

Falar ao telefone quando se tem perda auditiva nem sempre se revela tarefa fácil.

Partilhamos aqui algumas dicas e factos sobre dispositivos com tecnologia auditiva reduzida que irão melhorar a qualidade das chamadas telefónicas de quem utiliza aparelhos auditivos.


Evitar ruídos de fundo

Esta é uma regra geral para a maioria das chamadas telefónicas, mas é particularmente importante para quem tem perda auditiva.

Evite fazer chamadas telefónicas com aparelhos auditivos de tecnologia auditiva reduzida a partir do seu no carro ou ao caminhar na rua com muito ruído de fundo. Atualmente, os aparelhos auditivos mais sofisticados têm tecnologia que consegue minimizar o impacto do vento na audição. Caso o seu modelo de aparelho auditivo não disponha desta funcionalidade, evite chamadas em ambientes ventosos.

Em suma, quer tenha dificuldades auditivas ou o destinatário do seu telefonema, certifique-se que tem em conta o ambiente que o rodeia antes de fazer a chamada telefónica.

 

Não há nada de errado em repetir várias vezes a mesma frase

As pessoas com perda auditiva sabem em primeira mão como pode ser frustrante ter de dizer: "O quê?" ao longo das chamadas telefónicas com aparelhos auditivos. Muitas palavras passam despercebidas a alguém que sofre de perda auditiva e dificultam uma comunicação via telefone.

Se sofre de perda auditiva, não se sinta mal por admitir que não está a conseguir ouvir corretamente o seu interlocutor. A honestidade é fundamental para não tornar ainda mais difícil a situação. Quer necessite que a pessoa fale mais alto ou que se desloque para um lugar mais silencioso, não hesite em pedir. Na maior parte das vezes, a pessoa irá responder afirmativamente ao seu pedido e a comunicação torna-se mais fácil.


Tire partido da tecnologia

Atualmente a maioria dos aparelhos auditivos disponíveis do mercado têm tecnologia Bluetooth que permite ouvir diretamente as chamadas nos mesmos. Analise todas as opções disponíveis no mercado antes de tomar a decisão sobre quais os aparelhos auditivos com conectividade Bluetooth ou outros acessórios que melhor se adaptam ao seu grau de perda auditiva e necessidades.

Para as pessoas com perda auditiva significativa uma boa opção pode ser fazer uma videochamada. Desta forma adicionamos ao som, a possibilidade de ler os lábios.

A perda auditiva pode levar as pessoas a isolarem-se e a evitar falar. Quando está a ajudar alguém a sentir-se mais ligado ao mundo à sua volta, está a fazer uma enorme diferença na vida e na saúde mental dessa pessoa.