BLOG WIDEX

5 Sons que não podem faltar no Natal (mesmo se tem perda auditiva)

27-12-2019
27-12-2019

Ter perda auditiva pode ser desafiante em qualquer altura do ano. Porém, no Natal os desafios parecem aumentar exponencialmente. Isto porque o espírito natalício é uma verdadeira experiência sensorial: o cheirinho delicioso dos doces da avó, a magia visual das luzes de Natal, o carinho reconfortante dos familiares e amigos. Todos estes pequenos estímulos envolvem-nos no espírito da quadra natalícia. E, claro, não nos podemos esquecer dos sons de Natal, verdadeiramente indispensáveis para que a experiência seja perfeita. Estes são alguns desses sons.

 

Músicas de Natal

Na quadra natalícia, miúdos e graúdos adoram ouvir as músicas natalícias. Para uns, anunciam prendas e mimos; para outros, são um apelo às memórias, sobretudo as que nos fazem recordar as inúmeras noites de Natal passadas em família ao longo dos anos. Há, de facto, algo de muito reconfortante nos sons de Natal, pois permitem-nos reviver uma série de momentos e sentimentos especiais.

 

Cantos e coros de Natal

Além da "Noite Feliz" e "A Todos um Bom Natal", entre muitas outras músicas de Natal, quem nunca se emocionou com os cantos e coros de Natal? Em Portugal, a homilia de Natal é muito especial precisamente por causa dos coros de Natal, que marcam presença nas igrejas neste dia. Há algo de sublime no som produzido pelas vozes das crianças e adultos que cantam em conjunto.

Há ainda países, sobretudo no Norte da Europa, em que as pessoas percorrem as ruas das cidades e aldeias cantando músicas de Natal, vestidos, por exemplo, de elfos. É uma tradição que de certa forma celebra o espírito natalício e sela um compromisso coletivo de desacelerar o ritmo diário ao longo desta quadra.

 

Sabia que?

Os cantos de Natal fazem parte de uma tradição que antecede o Cristianismo e tem origem precisamente no Norte da Europa. As pessoas juntavam-se para cantar e dançar, celebrando, assim, o Solstício de Inverno.

 

O som da neve

Se já teve oportunidade de passar o Natal na Serra da Estrela ou noutro qualquer lugar do mundo onde neva nesta altura do ano, saberá certamente qual é o som da neve a cair (o som do silêncio, se assim podemos dizer) ou mesmo o som distinto de caminhar na neve. Estes são sons especiais que muitas vezes associamos ao Natal.

 

Os filmes de Natal

Depois de termos falado das músicas de Natal, dos coros e do som da neve, não poderíamos deixar de referir os clássicos filmes de Natal, indispensáveis para uma experiência verdadeiramente imersiva no espírito natalício - isto claro, perto da lareira, acompanhado pela família e uns doces de Natal à mistura. Quais são os seus filmes favoritos desta quadra? E se usa um aparelho auditivo, já pensou numa solução para ouvir o som da TV diretamente no aparelho?

 

Os sons típicos da quadra natalícia

Os sons subtis da etação são únicos para cada pessoa e família. Para alguns podem ser a neve, para outros o crepitar da lareira, o som de sinos ou até o Oh-Oh-Oh do Pai Natal. Seja qual for para si o som do Natal, esperamos que este ano o possa ouvir.

 

Saiba como os aparelhos auditivos o podem ajudar a usufruir do Natal

Mesmo com perda auditiva não vai com certeza querer perder uma boa parte do espírito natalício. Referimo-nos aos sons de Natal que acabamos de descrever. Por um lado, quer participar, quer deixar-se envolver pelos sons alegres do Natal; por outro, dispensa o ruído excessivo que, por vezes, tornam a experiência auditiva desagradável.

É, por isso, compreensível que se sinta tentado a deixar o seu aparelho auditivo na mesa de cabeceira para evitar alguns dos sons barulhentos do Natal.

A boa notícia é que os aparelhos auditivos atuais são muito mais do que amplificadores de som. Minimizam o ruído de fundo, ajudam-no a concentrar-se na fala e a ouvir tudo o que está à sua volta. Além disso, reduzem a distorção do som.

 

Portanto, neste Natal, use um aparelho auditivo e entre no espírito natalício com os sons da estação festiva. Um Feliz Natal!