16 e 17 de Junho 2017
Teatro da Trindade, Lisboa

Não perca a 4ª edição do ciclo de conferências Deaf Talks, este ano num formato de festival inclusivo, no âmbito das comemorações dos 30 anos da Widex Centros Auditivos e dos 150 anos da Fundação Inatel.

Através da arte a organização procurará consciencializar a população para a necessidade de integração e inclusão social da pessoa com deficiência auditiva, através da promoção de um evento totalmente inclusivo, com um cariz simultaneamente de entretenimento e de sensibilização.

Este ano o evento terá um forte cariz solidário, com a criação de um fundo de solidariedade social, para o qual reverterá a totalidade da receita angariada. A organização compromete-se a democratizar o acesso à comunicação e informação das pessoas com deficiência auditiva, utilizando a verba angariada para equipar com o sistema universal de apoio à escuta “anel magnético”, teatros, auditórios e cinemas a nível nacional, bem como escolas frequentadas por alunos com deficiência auditiva.

16 JUNHO - ÓPERA - TMIE: NO LIMIAR DO MUNDO EXTEIOR

A Ópera sobre a surdez insere-se no conjunto de iniciativas de sensibilização para a problemática da deficiência auditiva que o Festival Inclusivo Sounds Like Fest pretende levar até ao público.

A história de TMIE é a história, verdadeira, de Henrietta Leavitt, talvez a primeira astrónoma, que contava estrelas no Observatório de Harvard e que, no decorrer dessa sua experiência, veio a desenvolver as ferramentas que ajudaram Hubble a formular mais tarde os princípios que resultaram no conceito da constante que tem o seu nome.

17 JUNHO - TEATRO - A LINGUAGEM DO CORAÇÃO

O teatro sobre a surdez da responsabilidade da ACT- Escola de Actores insere-se no conjunto de iniciativas de sensibilização para a problemática da deficiência auditiva que o Festival Inclusivo Sounds Like Fest pretende levar até ao público.

A ACT- Escola de Actores irá interpretar uma peça sobre a perda auditiva, procurando sensibilizar e alertar a opinião pública para uma problemática que afeta cerca de 15% da população portuguesa. A deficiência auditiva ainda é um problema de saúde ao qual não é dada a devida relevância, contribuindo para um impacto muito significativo na vida pessoal, profissional e social da pessoa afetada. Através do teatro a Escola de Actores Act, propõe-se sensibilizar e contribuir para uma mudança deste paradigma.

17 JUNHO - SHOWCASES MUSICAIS

Os showcases inserem-se num conjunto de iniciativas de sensibilização para a problemática da deficiência auditiva que o Festival Inclusivo Sounds Like Fest pretende levar até ao público.

Com vista à sensibilização para a importância da prevenção da perda auditiva e da reabilitação auditiva para uma melhoria da qualidade de vida, um conjunto de músicos reúnem-se no Teatro da Trindade e cantam por uma causa. Com participações e colaborações únicas será sem dúvida um espetáculo a não perder.

INICIATIVA DE SOLIDARIEDADE SOCIAL

Sabia que a receita da bilheteira reverterá na totalidade para promover o acesso à cultura da pessoa com deficiência auditiva?

Através da receita angariada a Widex equipará com o sistema universal de apoio à escuta "anel magnético" várias salas de espetáculo a nível nacional.

O que é o sistema de anel magnético?

Consiste na instalação de um anel de indução magnética para facilitar as condições de escuta a pessoas com dificuldades auditivas, utilizadores de aparelhos auditivos. Em Portugal, o Teatro da Trindade é a primeira sala de espetáculos equipada com este sistema.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Espetáculo inclusivo com tradução de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e audiodescrição: para reservar lugares com acesso a tradução para LGP deverá dirigir-se à bilheteira do Teatro da Trindade.

Bilhetes e informações em https://teatrodatrindade-inatel.bol.pt/

Língua gestual portuguesa: www.portaldocidadaosurdo.pt ;

Informações: 800 200 434

Videochamada: 12472